Emeif de Gabriel Monteiro monta horta horizontal sustentável


Projeto foi realizado em parceria com o setor Agropecuário e de Meio Ambiente

08/07/2012 21:39 - Atualizado em 17/01/2018 21:46 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Horta sustentável foi implantada com o auxílio dos estudantes

A Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro, em parceria com o setor Agropecuário e de Meio Ambiente, desenvolve desde o ano passado o projeto “Horta Horizontal Sustentável”. O projeto conta com a participação de todos os alunos da instituição.

“Todas as etapas do projeto são realizadas com a participação dos alunos, desde o recolhimento das garrafas pet, preparação do solo e plantio das sementes”, informou o engenheiro ambiental Everton Viana do Carmo, que também conta com o auxílio do agrônomo Rodrigo Kazuyoshi Takanashi.

Recentemente, os alunos participaram do plantio de alface, rúcula, almeirão, salsinha, cebolinha e coentro. “Nesta horta foram utilizadas 120 garrafas pet, uma maneira de reutilizar um objeto que seria jogado no lixo. O projeto também conta com um sistema de irrigação por gotejamento, diminuindo assim a quantidade de água desperdiçada”, explicou Carmo.

O engenheiro ambiental disse que é possível o plantio de hortaliças em recipientes produzidos a partir de garrafas pet. “Procuramos envolver os alunos nesse projeto, o qual tem por objetivo apresentar alternativas sustentáveis para alimentação orgânica e incorporar melhorias ambientais na comunidade, mesmo com pouco espaço”, finalizou.