31% dos vereadores não concorrerão à reeleição


Neste ano, 205 candidatos disputam 45 vagas nas Câmaras da região

19/07/2012 18:06 - Atualizado em 19/01/2018 18:08 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Um terço dos atuais vereadores dos cinco municípios onde circula o Comunicativo não tentará a reeleição. Isso significa que 14 legisladores não estão na disputa eleitoral deste ano. Como são nove cadeiras em cada Câmara, há 45 vagas que serão preenchidas. Ao todo, são 205 candidatos para 45 vagas.

Em Bilac, onde há dois candidatos a prefeito, 25 pessoas disputam uma vaga no Legislativo, composto por nove cadeiras. Não tentarão a reeleição os vereadores: Ivo Ribeiro (DEM), Mauro Nardini (PSDB), Manoel Ferreira dos Santos Sobrinho, o Mané da Lagoa (PSDB), e Ocimar Antonio Calsavara (PMDB).

No caso de Mané da Lagoa e Calsavara, ambos pleiteiam o cargo do Executivo. Mané da Lagoa é candidato a prefeito indicado pelo prefeito José Roberto Rebelato, o Beto (PSDB), enquanto Calsavara é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Sueli Orsati Saghabi (PTB).

No município de Clementina, onde há três candidatos a prefeito, 44 pessoas se candidataram a uma cadeira na Câmara Municipal. Lá, dois vereadores não entraram na disputa, sendo Francisco de Paulo Custódio, o Dida (PSDB), e Célia Conceição Freitas Galhardo, a Célia do Góda (DEM).

No caso de Célia, ela concorre como candidata a prefeita junto com outros dois candidatos, sendo: Wagner Luiz Corso, o Binho (PTB), e José Alfredo Lima, o Zé Preto (PSB).

Em Gabriel Monteiro, onde há dois candidatos a prefeito, 29 pessoas concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores. Não tentarão a reeleição os vereadores: Antonio Carlos dos Santos, o Malufão (DEM), Antonio Mariano de Souza, o Tonho (DEM), Paulo Sérgio Gallo (PSDB) e José Ferreira dos Santos, o Simãozinho (PSD).

No caso de Simãozinho, ele concorre como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Miguel Lopes Belmonte (DEM), que terá como adversária a prefeita Renée Crema Vidoto (PSDB), que tenta a reeleição.

Em Piacatu, onde o prefeito Nelson Bonfim (PTB) é candidato único a reeleição, 47 pessoas disputam uma vaga no Legislativo. Os vereadores: José Ferraz (PTB), Joaquim de Souza Ramos (DEM) e Tiago Alex Manhani (DEM) não se candidataram a reeleição.

No município de Santópolis do Aguapeí, dos nove vereadores apenas a vereadora Claudinéia dos Santos Pereira (PV) não é candidata a reeleição. Ela é candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Osanias Viana do Carmo (PP), que tem como adversária Marta Beatriz dos Santos Firmino (PT), que atualmente é vice-prefeita.

No entanto, conforme apurou o Comunicativo no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o fechamento desta edição havia vários candidatos a prefeito e vereadores da região que ainda aguardam julgamento para deferimento ou não da candidatura.