Clementina tem academia de Jiu-jitsu e Muay thai


Academia funciona todas as segundas, quartas e sextas-feiras à partir das 19h30

22/07/2012 18:08 - Atualizado em 19/01/2018 18:14 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Sentadas em um canto, crianças observam aula de Jiu-jitsu

Desde março deste ano, o município de Clementina e cidades vizinhas contam com uma academia de Jiu-jitsu e Muay thai. Com aproximadamente 50 alunos de ambos os sexos, a academia Saikoo funciona todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h30.

O instrutor de Jui-jitsu, Paulo Henrique Correia de Carvalho, cita alguns benefícios que este esporte proporciona àqueles que praticam, como: diminuição do stress, defesa pessoal, aumenta a autoestima, trabalha e define o corpo, aumenta a resistência do organismo, melhora a capacidade vascular e respiratória, aumenta a coordenação motora e reflexos, entre outros.

No caso das crianças, Carvalho explica que a idade mínima para iniciar a prática deste esporte varia dos 5 aos 8 anos. “Isso auxilia no crescimento e desenvolvimento corporal, mental e recreativo”, ressalta.

Com relação ao gasto calórico, o instrutor diz que 750 kcal/h é o gasto normalmente de um praticante com alguma certa experiência, que consiga completar toda parte do aquecimento do Jiu-jitsu. “Em aula mais avançada, pode-se perder até 1.500 kcal/aula”, reforça.

Já aqueles que praticam o este esporte para melhorar sua condição física, o instrutor conta que o praticante só começa a sentir diferença no corpo e nas condições de luta após quatro ou seis meses de prática do Jiu-jitsu, tendo uma frequência mínima de três vezes por semana.

“Esse período pode ser diminuído se associado a uma boa alimentação, período mínimo de recuperação do corpo (músculos) e principalmente determinação do praticante”, acrescenta Carvalho.

O instrutor ressalta ainda que o Jiu-jitsu não é violência nem covardia, mas, sim, eficiência, equilíbrio e tranquilidade. “Tanto é que a tradução de Jui-jitsu significa arte suave”, completa.

MUAY THAI

As aulas de Muay thai, cujo instrutor é Ronei Fernandes de Lima, acontecem após as aulas de Jiu-jitsu. Trata-se de uma luta tailandesa, que se destaca pela complexidade de suas técnicas e desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante. “O Muay thai também é conhecido como Luta da Liberdade ou Arte dos Livres”, explica.

Além dos alunos que pagam pelas aulas de Jui-jitsu e Muay thai, Lima diz que atende algumas crianças que não têm condições de pagar pelas aulas. “Também fazemos nossa parte social. Acreditamos que o esporte de uma forma geral deve estar disponível nas mais diversas camadas sociais”, comenta.

Lima diz que o Muay thai pode ser praticado a partir dos seis anos e que só há contraindicações nos casos em que os médicos especificam a não prática do esporte.

GALERIA DE FOTOS