Gatos são encontrados mortos em Piacatu


Moradores que tiveram gatos mortos suspeitam que animais foram envenenados por pessoas da própria vizinhança

17/07/2012 18:26 - Atualizado em 19/01/2018 18:28 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Moradores da travessa Vereador Osvaldo Rodrigues, de Piacatu, denunciaram ao Comunicativo que desde o início deste mês têm encontrado gatos mortos naquelas mediações com suspeita de envenenamento. Quatro até o momento.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, disse que viu sua gata de dois anos e meio agonizar até a morte, no último dia 14 (sábado). Ela disse que desde a noite anterior (13) o animal começou a vomitar e passar mal.

“Levei a gata na veterinária pela manhã do dia seguinte (14), onde tentaram reanimá-la. Mas não adiantou nada, porque a gata morreu nos braços da veterinária. Fiquei arrasada. Eu ainda tive tempo de socorrer, mas os vizinhos já não tiveram a mesma oportunidade, pois encontraram os bichos já mortos”, desabafou a moradora.

Uma das vizinhas da moradora que teve o animal morto informou que também tem dois gatos e está com medo. “Agora, por precaução, toda noite deixo os animais dormirem dentro de casa”, comentou.

Em dezembro do ano passado, sete gatos foram encontrados mortos também com suspeita de envenenamento. Na época, a “matança” aconteceu na rua Angelo Folini, nas mediações do Fundo Social de Solidariedade.

A reportagem entrou em contato com a coordenadora da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses do município, Tamiris Fagundes Rodrigues, para comentar sobre o episódio.

Ela disse que tenta uma parceria com algum laboratório capaz de realizar análises que detectam se o animal foi morto por envenenamento e, se possível, que tipo de veneno.

Enquanto busca parcerias, Tamiris classifica a suposta atitude de covarde e cruel. “Assim que conseguirmos esta parceria, teremos condições de encaminhar o material do animal morto para análise. Se for comprovada a morte por envenenamento, enviaremos o laudo para a Polícia Civil para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, disse.

Tamiris disse ainda que trabalha em parceria com a APAP (Associação Protetora dos Animais de Piacatu) São Francisco de Assis e o apoio da prefeitura. “Somente esta semana tivemos três casos de abandono de cães”, acrescentou. Segundo ela, até maio deste ano o município registrava uma população de 926 cachorros e 408 gatos.