Comícios inflamam disputa em Bilac


Durante comícios que ocorreram simultaneamente, candidatos atacaram grupo adversário com críticas

16/09/2012 20:48 - Atualizado em 18/02/2018 20:55 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Calsavara discursa em comício realizado no cohab Padre Adriano

Os dois candidatos a prefeito por Bilac iniciaram a maratona dos comícios pelo município nesse dia 15 (sábado). A campanha dos dois postulantes ao Executivo que até então estava morna agora começa a pegar fogo. Nos palanques predominaram os discursos de ataques aos adversários.

A candidata pelo PTB, Sueli Orsatti Saghabi, realizou um minicomício no dia 14 no conjunto habitacional Padre Adriano Rodrigues da Silva, às 21h. Serviu como palco a carroceria de um caminhão, onde foram apresentados os candidatos a vereador pela coligação O Povo e a Cidade em 1º Lugar.

O candidato a vice-prefeito Ocimar Antonio Calsavara (PMDB) saudou os correligionários e aproveitou para cutucar o grupo adversário. “Nós gostamos de gente. Nós temos propostas; eles não têm. Vamos trazer de volta tudo aquilo que foi tirado de vocês”.

Calsavara disse ainda que irá resgatar o Esporte no município. “Hoje não existe a prática esportiva em Bilac”, disparou referindo-se a atual administração.

Sueli elogiou seu candidato à vice, ressaltando que ambos trabalharão juntos. “Somos uma dupla de trabalho”, afirmou. Ela aproveitou para dizer que caso seja eleita, não permitirá que uma empresa terceirizada assuma o sistema de abastecimento de água na cidade.

Em ataque direto ao prefeito José Roberto Rebelato, o Beto (PSDB), a candidata disse que “a água está faltando hoje”. Também foi dito em palanque que “a cesta básica de alimentos disponibilizada aos funcionários municipais será melhorada e não extinta”.

Com relação a geração de empregos, Sueli disse que só construir barracões não enche a barriga de ninguém. “Vamos buscar e incentivar empresários a investir em nosso município”, frisou.

REAÇÃO TUCANA

Na noite seguinte, dia 15, em comício realizado sobre um caminhão trio elétrico no calçadão ao lado da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, o grupo tucano rebateu as críticas ditas pelo grupo adversário.

O presidente da Câmara e candidato a vereador Gilberto Silveira de Oliveira não poupou críticas à candidata adversária. “Eles estão dizendo que Bilac está suja; que vão deixar a cidade limpa. De fato, de limpeza ela [Sueli] entende, [quando foi prefeita] limpou tudo. Só não limpou o Iprem [Instituto de Previdência Municipal] porque é uma instituição forte. Cadê o dinheiro?”, indagou.

Para rebater o que foi dito em palanque sobre o setor de Esportes, o professor Márcio Adriano Spagnuolo explicou que o esporte engloba várias modalidades e que há professor no voleibol, futebol e futsal, hidroginástica e natação.

Spagnuolo ressaltou que o voleibol feminino de Bilac é referência no Brasil e ironizou: “E ainda dizem que o Esporte acabou. Acabou sim, o constrangimento dessas crianças mal uniformizadas [referindo-se a gestão anterior] quando participavam de jogos pela região. Acabou sim, a necessidade de os atletas terem que ‘fazer vaquinha’ para pagar o motorista que os levavam nos jogos pela região. Isso tudo acabou porque hoje damos condições para nossas crianças”, justificou.

Entre o candidato a prefeito Manoel Ferreira dos Santos Sobrinho, o Mané da Lagoa, e o candidato a vice-prefeito José Panassi, ambos do PSDB, o prefeito Beto disse ter planejado e preparado Bilac para os próximos vinte anos.

Beto, que encerra seu segundo mandato consecutivo, disse acreditar que a dupla Mané e Panassi fará uma administração melhor que a sua, pois, segundo ele, o município já conta com boa infraestrutura. “Até o final deste ano faremos o recapeamento necessário na cidade”, completou.

O prefeito ainda rebateu a fala dita por Sueli na noite anterior sobre geração de empregos, quando ela mencionou que “só construir barracões não enche a barriga de ninguém”. Beto ressaltou que além de ter construído prédio que abrigarão novas indústrias, que também foi investido na qualificação de mão de obra para o parque industrial. “Fizemos toda infraestrutura. É praticamente uma nova cidade que nasce”, discursou.

COMÍCIOS SIMULTÂNEOS

Enquanto o grupo tucano realizava comício no calçadão ao lado da igreja matriz, o grupo adversário esteve reunido em comício no bairro Jardim Paulista, também em um trio elétrico.

Na ocasião, o candidato a vice-prefeito voltou a dizer que os funcionários municipais não sofrerão perseguições nem humilhações caso sejam eleitos. De acordo com Calsavara, a atual administração teria perseguido e humilhado alguns servidores que apoiaram o grupo adversário nas eleições anteriores.

Em suas palavras, a candidata Sueli garantiu que os funcionários da prefeitura serão “muito respeitados” em seu governo. E aproveitou para atacar: “Eu não me escondo de ninguém. Tenho ficha limpa. Tenho só um processo, mas não fui condenada. Olha ‘o outro’ quantos processos tem”, em referência ao prefeito Beto.

Já no comício tucano, o diretor regional do escritório estadual de Planejamento, Jair Rosseto, fez a seguinte comparação em palanque: “Se eu tenho uma maçã podre e uma nova, vou pegar uma nova”, em apologia ao grupo que apoia, que tem Mané da Lagoa e Panassi considerado por ele como “o novo”.

GALERIA DE FOTOS