Clementina e Gabriel Monteiro estão entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil, diz levantamento da Firjan


Municípios integram ranking dos 100 mais desenvolvidos do país em estudo que avaliou 5.471 cidades

10/07/2018 09:24 - Atualizado em 19/05/2020 21:40 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

GABRIEL MONTEIRO: Estátua do Cristo Redentor em praça

Os municípios de Clementina e Gabriel Monteiro estão entre as 100 cidades mais desenvolvidas do Brasil. É o que revela o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado no dia 28 de junho.

O levantamento utilizou dados referentes ao ano de 2016, onde foram avaliados os itens Emprego e Renda, Saúde e Educação de 5.471 municípios brasileiros.

De acordo com o levantamento da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), dos 100 municípios mais desenvolvidos do país, 58 deles estão no Estado de São Paulo.

A cidade paulista de Louveira ocupa a primeira posição do ranking nacional pela segunda vez consecutiva. O município obteve a nota máxima no IFDM 2016 e é a única no país a registrar um índice acima de 0,9.

O IFDM varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da cidade.

Na região de Araçatuba, composta por 43 municípios, Clementina foi a cidade melhor colocada no IFDM, com nota 0,8720, ocupando a 21ª posição no ranking nacional. Segundo a Firjan, um dos fatores que contribuíram foi a geração de empregos no setor sucroalcooleiro.

O município de Gabriel Monteiro aparece no 93º lugar no ranking nacional, com nota 0,8468. De acordo com a Firjan, além dos sucessivos bons resultados em pesquisas que avaliam a qualidade de vida, a cidade também tem se destacado na educação.

Na região de Araçatuba, além dos municípios de Clementina e Gabriel Monteiro, Andradina (32º) e Penápolis (82º) também fazem parte das 100 cidades mais desenvolvidas do país.

Entre as cidades onde circula o Comunicativo, Bilac ocupa a 899ª posição no ranking nacional, com nota 0,7648. Depois aparece Piacatu (1.971º), com nota 0,7077; e Santópolis do Aguapeí (2.627º), com nota 0,6787.

A prefeita de Clementina, Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM), não poupou elogios. “Isso é resultado de um trabalho sério e comprometido com a população. Temos uma equipe boa e uma comunidade que compreende nossa gestão”, mencionou.

Célia destacou também a importância de empresas e o comércio local na geração de empregos. “Procuramos sempre prestigiar e incentivar o que é nosso”.

Já o prefeito de Gabriel Monteiro, Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), disse ter ficado ainda mais orgulhoso da população monteirense. “Este resultado é a soma dos esforços de cada morador, os quais têm respaldo de todos os setores da administração municipal”.

O prefeito disse ainda que não mede esforços para alcançar índices cada vez melhores. “Somos conscientes de que nosso povo merece sempre mais e melhor. Porém, fazemos dentro daquilo que é possível”, concluiu Coca.

GALERIA DE FOTOS