Excesso de colheita diária do quiabo é “transformado” em um churrasco


Evento batizado de Churrasco da Alegria é realizado pela 12ª vez em Piacatu

07/11/2012 20:02 - Atualizado em 26/05/2019 20:07 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Churrasco da Alegria reuniu quase 700 pessoas

Evitar o desperdício da lavoura e ainda participar de um churrasco por conta disso. É o que acontece com vários produtores de quiabo de Piacatu que, ao invés de descartar as sobras da colheita, doam o excesso da produção diária para completar a caixa do produto, que pesa 18 quilos.

O resultado deste trabalho resultou no Churrasco da Alegria, que no dia 3 deste mês chegou a sua 12ª edição e reuniu aproximadamente 700 pessoas no salão de festas da igreja matriz de São José.

O evento é organizado pela Transportadora Vendrame, que é encarregada de recolher o produto, embalar e vender na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). O valor arrecadado com a venda dessas caixas é depositado em uma conta e, ao render uma quantia suficiente para a realização do churrasco, ele é retirado.

Durante o churrasco, que também teve música ao vivo, foram apresentados diversos vídeos em telões sobre a produção do quiabo no município, além de reportagens que já foram veiculadas em emissoras de televisão da região. Também foram sorteados vários brindes aos participantes.

De acordo com José Mansueto Vendrame, um dos idealizadores do churrasco, a festa é exclusiva aos produtores e seus familiares, pois a intenção do evento é justamente prestigiar aqueles que trabalharam na lavoura durante o ano.