Vereador de Bilac questiona uso ‘indevido’ de maquinário da Prefeitura


Veículo da Prefeitura teria sido usado em estrada de cidade vizinha

06/03/2013 16:29 - Atualizado em 14/07/2019 16:45 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

O vereador Gilberto Silveira de Oliveira (PSDB), de Bilac, quer saber por que uma máquina motoniveladora da Prefeitura teria sido utilizada em uma estrada de Araçatuba no mês de fevereiro.

O parlamentar disse ter protocolado um requerimento na Câmara solicitando que a administração municipal informe o motivo do veículo ter sido usado para realizar serviços em uma estrada na cidade vizinha.

De acordo com o requerimento, no dia 26 de fevereiro, às 13h, o equipamento estava sendo usado no município de Araçatuba, na divisa com a estrada municipal Bilac, no córrego Elizeo.

No entanto, o vereador teve o pedido de informações negado pela maioria dos vereadores na sessão de anteontem (4). Oliveira disse ainda que o vice-prefeito Ocimar Antonio Calsavara (PMDB) estava presente na sessão, juntamente com o responsável pelas estradas municipais, e não teria se manifestado nem a favor nem contra o resultado mesmo após a sessão.

Ao jornal Folha da Região, de Araçatuba, o vice-prefeito disse que não sabe por que a Câmara rejeitou o requerimento, mas afirmou que o vereador pode protocolar o documento diretamente na Prefeitura “que tem a obrigação de dar informações”.

Com relação a suposta utilização da motoniveladora de forma irregular, Calsavara comentou que o governo municipal não tem conhecimento do fato, mas assim que for informada sobre o assunto irá procurar os responsáveis pelo setor para saber o que ocorreu.

Diante dos fatos, o vereador informou que aguardará a publicação da ata da sessão para encaminhar o caso à Promotoria de Justiça. Oliveira entende que caso não haja convênio entre as duas Prefeituras, o uso da máquina pode configurar ato de improbidade administrativa.

O parlamentar ressaltou que o requerimento, nesse primeiro momento, é apenas para obter informações e, portanto, não se trata de uma denúncia.

OUTRO REQUERIMENTO

Oliveira disse também ter protocolado outro requerimento na Câmara Municipal nesse dia 15 solicitando explicações da Prefeitura sobre a contratação de pessoal para limpeza pública. O pedido deve ser votado na próxima sessão da Câmara, que acontece no dia 18 deste mês.