Câmara de Bilac pretende enviar uma Moção de Repúdio à CPFL


Motivo seria de que a empresa deixa de atender algumas reivindicações de melhorias

19/03/2013 20:12 - Atualizado em 04/08/2019 20:20 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Os vereadores Zé Totô e Mi da Farmácia: solicitações à CPFL

A Câmara de Vereadores de Bilac pretende votar e encaminhar uma Moção de Repúdio à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A intenção foi mencionada durante sessão ordinária de ontem (18) pelo vereador Gilberto Silveira de Oliveira (PSDB).

A possibilidade em votar a Moção de Repúdio foi confirmada pelo presidente da Câmara, Carlos Alberto Barducci, o Carlito (PTB). Embora não tenha dito quando será esta votação, Carlito apenas adiantou que os vereadores deverão ser unânimes ao documento.

O comentário foi feito após uma indicação do vereador Osmir Ramos Avanço, o Mi da Farmácia (PSDB), que solicitou melhorias na iluminação pública da cidade. Ele também pediu à Prefeitura manutenção em ponte do bairro rural Palmeirinha.

Além do vereador Mi da Farmácia, o vereador José Cícero de Goiz, o Zé Totô (PTB), também já havia solicitado tais melhorias em sessões anteriores, inclusive na Legislatura passada. Zé Totô aproveitou para pedir à prefeita Sueli Orsatti Saghabi (PTB) a construção de uma quadra esportiva coberta no bairro Monte Líbano.

Entre os fatores que deverão levar o Legislativo de Bilac a tomar tal decisão está o não atendimento da companhia na questão de melhorias na rede de iluminação pública e as constantes queda de energia no município, segundo Oliveira.

“Infelizmente a companhia está mais preocupada em arrecadação do que fazer qualquer outro tipo de trabalho [de melhoria na cidade]”, mencionou o vereador tucano. Ele sugeriu aos demais vereadores que seja aguardado mais um tempo antes de oficializar a Moção de Repúdio, de modo que a empresa venha a executar os trabalhos necessários.

Caso as solicitações não sejam atendidas em breve, Oliveira disse que os vereadores farão o documento. Segundo o parlamentar, “há várias ruas com dificuldade muito grande de iluminação e, inclusive, de até não ter iluminação”.

Para o presidente da Câmara, a companhia de energia “arrecada e parece que não tem responsabilidade”. E segue: “Nós precisamos, sim, de certa forma, exigir que ela [CPFL] tenha responsabilidade com alguns questionamentos que vem acontecendo [na cidade], como falta de energia, ampliação da rede, entre outras solicitações”, complementou Carlito.

VEREADOR PEDE ESCLARECIMENTOS

O vereador Gilberto Silveira de Oliveira (PSDB), de Bilac, encaminhou um requerimento à Câmara Municipal solicitando informações da Prefeitura sobre a contratação de uma empresa que presta serviço de limpeza. O requerimento foi aprovado por unanimidade durante sessão de ontem (18).

O parlamentar quer saber o ramo de atividade e endereço da empresa, a vigência do contrato, o valor pago mensalmente pela Prefeitura à empresa, número de funcionários contratados para esta finalidade, tipo de limpeza local e periodicidade das ações.

Em sua justificativa, Oliveira disse da “estranheza de uma Editora ser contratada para o serviço de limpeza e o fato de ver funcionários da Prefeitura efetuando este serviço em vários locais, sem a presença da contratada”.

O presidente da Câmara, Carlos Alberto Barducci, o Carlito (PTB), comentou que o vereador acompanhou a publicação em um jornal diário da região e teve dúvidas. “E é isso mesmo que um vereador deve fazer. Solicitar aquilo de interesse [da população] para ter conhecimento e dar respaldo”, concluiu.