Prefeito Osanias avalia os 100 dias de seu governo com secretários


Vice-prefeita de Santópolis do Aguapeí garantiu que houve mais acertos do que erros

27/04/2013 20:14 - Atualizado em 11/08/2019 20:21 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

OSANIAS: “Não avaliarei os 100 dias com números ou letras”

O prefeito de Santópolis do Aguapeí, Osanias Viana do Carmo (PP), se reuniu ontem (26) com seus secretários municipais, funcionários da administração e vereadores para falar sobre os 100 primeiros dias de seu governo. A reunião aconteceu no saguão da Prefeitura após o expediente.

Ao lado da vice-prefeita Claudinéia dos Santos Pereira, a Néia (PV), e do presidente da Câmara, Olívio de Carvalho (PP), o prefeito cumprimentou a todos e disse que o trabalho realizado até então pelo grupo foi “árduo, mas a compreensão foi fundamental”.

Osanias disse que nesse período procurou descentralizar responsabilidades e rotinas de forma clara e aberta ao diálogo. “Ainda temos algumas resistências, pois estabelecemos parâmetros e práticas administrativas diferentes do governo anterior, mas nada que tira o brilho do trabalho por vocês realizado”, comentou.

O prefeito enumerou 18 itens e fez comentários em cada um deles em um vídeo. A primeira questão abordada foi com relação à gestão pública. A proposta do atual governo, segundo o prefeito, é que será uma administração técnica – administrativa e, para isso, disse ter procurado descentralizar as funções, de modo que cada funcionário seja responsável pelas suas rotinas.

Osanias também abordou a questão da ética, sigilo e postura. Para ele, é necessário mudar muito neste quesito. “Devemos separar o pessoal do particular, o público do privado e o administrativo do político”, frisou.

Foi mencionado sobre função/cargo e hierarquia. O prefeito acredita que este item deve avançar um pouco mais. “Não podemos deixar nos levar pelo coração, mas, sim, pela razão. Aqui não prevalece amizade ou compaixão, e, sim, o profissionalismo. Cada funcionário tem seus direitos, mas também tem seus deveres. Sejam sempre coerentes, porém, profissionais”, recomendou.

Outros itens como controle de abono, faltas e folgas, insubordinação, concursos, ponto eletrônico, remanejamento de funcionários, prioridades administrativas por departamento e organização – controle de documentos – chaves e visual departamental, aposentadorias, boas maneiras e apresentação no serviço foram abordados pelo prefeito na reunião.

Sobre a questão da valorização, Osanias reconhece que há uma defasagem salarial dos funcionários municipais e disse que sem uma reestruturação não tem como equipar os salários dos servidores. Neste ano, o prefeito concedeu reajuste salarial de 10% aos funcionários. “Reconheço que o reajuste não foi suficiente, porém, foi o maior percentual entre os municípios vizinhos”, ressaltou.

“Precisamos interagir melhor, evitando a impessoalidade, nos colocando parceiros uns dos outros, mas sempre exercendo as atribuições que lhes foram confiadas e de maneira efetiva e sem vaidade”, complementou Osanias.

Com relação ao controle de compras, gastos e utilização, o prefeito afirmou estar trabalhando com o melhor preço e qualidade em todos os setores. “Os gastos desta administração têm sido voltados para o bem da população, dos funcionários e manutenção de nossa frota. Estamos atentos no que diz respeito a desperdícios e gastos desnecessários”, avisou. E completou: “Vocês [funcionários] são corresponsáveis pelo bom andamento e sucesso desta administração”.

O prefeito também se comprometeu a oferecer cursos de aperfeiçoamento e capacitação aos funcionários de acordo com as necessidades de cada setor. Ele frisou ainda a questão do atendimento ao público, que deve ser prioridade. “Nossos munícipes devem ser bem atendidos em todos os departamentos”, orientou.

Em suas considerações finais, Osanias disse reconhecer que todos os funcionários deram sua contribuição junto à administração. “Administrar não é difícil; não precisa ter dom. É necessário que tenhamos o espírito de grupo, compreender as pessoas, e não avaliar apenas com os olhos e coração, mas com atitudes”, destacou.

“Não avaliarei vocês [funcionários] com índices, números ou letras. Tenho a consciência tranquila de que procurei fazer o melhor para vocês e nossos munícipes”, finalizou o prefeito.

“Há dificuldades, mas temos disposição”

Durante a reunião referente aos 100 primeiros dias de seu mandato, o prefeito Osanias disse ter feito várias viagens a São Paulo e Brasília (DF) em busca de recursos ao município de Santópolis do Aguapeí. “Foram vários encontros com deputados, secretários de Estado, governador e presidente da República em busca de verbas para nossa cidade”, diz.

O prefeito falou ainda que quem conduz a administração são os funcionários municipais. “Não serei um prefeito de gabinete, mas de buscar recursos para o município”, avisou.

Osanias comentou que há dificuldades em uma administração, mas disse que, acima de tudo, possui disposição para enfrentá-las e espera contar com a contribuição de todos. Para isso, disse ter procurado o diálogo com todos os setores da Prefeitura.

Entre os agradecimentos aos funcionários municipais, o prefeito ressaltou a parceria que tem obtido da Câmara de Vereadores nesse período. “Tem sido fundamental o apoio da Câmara em nosso início de gestão. Todos os projetos que encaminhados até hoje tiveram aprovação unânime. Isso representa compromisso com o nosso povo e significa que estamos no caminho certo”, discursou.

Mas há um projeto, inaugurado pela administração anterior, que Osanias disse estar preocupado: o Clube de Rodeio. De acordo com o prefeito, houve problemas na construção da arquibancada e muro que, segundo ele, é de responsabilidade da empresa que realizou a obra. O convênio já está vencendo.

O prefeito explicou que não é falta de vontade política em corrigir tais problemas, mas ressaltou que a Prefeitura não pode investir mais naquela obra. “Estamos correndo atrás para resolver este problema, mas a solução não será de imediato. Peço um pouco de paciência da população”.

Osanias também disse ter participado da formação da Amtag (Associação dos Municípios do Médio Tietê e Aguapeí).

Houve mais acertos do que erros, diz vice-prefeita

Na avaliação da vice-prefeita Néia, houve mais acertos do que erros nesses 100 primeiros dias de governo em Santópolis do Aguapeí.

Embora tenha dito que a administração possui uma equipe de profissionais competentes, Néia pediu mais união entre todos. “Temos muitas metas e compromissos. Toda cobrança é para melhorar e é natural o prefeito cobrar sua equipe”.

A vice-prefeita recomendou reciprocidade entre chefe e funcionários e a harmonia entre os setores. Ela pediu ainda mais proximidade entre Prefeitura e Câmara de Vereadores para dar sequência aos trabalhos já desenvolvidos em prol da população santopolense.