Cônsul do Japão visita prefeitos da região


Em Clementina, prefeita disse ao cônsul que reformará o Clube das Paineiras em homenagem à colônia

30/05/2013 21:09 - Atualizado em 22/08/2019 21:15 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Prefeita e Mário Kimura (ao centro) durante conversa com o cônsul

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, visitou ontem (29) três municípios da região, sendo Gabriel Monteiro e Santópolis do Aguapeí no período da manhã e, em Clementina, às 14h.

A prefeita Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM), de Clementina, recebeu o cônsul em seu gabinete, juntamente com alguns vereadores e com o presidente da colônia japonesa local, Mário Kimura. A visita durou uma hora.

O cônsul recebeu da prefeita um documento contendo a história da colônia japonesa no município. Célia também anunciou ao cônsul que irá reconstruir o Clube das Paineiras, desativado há aproximadamente dez anos, por problemas estruturais.

De acordo com a prefeita, a reconstrução do local será em homenagem à colônia japonesa, a quem o prédio pertencia. Para isso, Célia adiantou ter solicitado emendas parlamentares para alguns deputados estaduais e federais para executar as obras. Ela ainda aguarda resposta dos pedidos.

A prefeita comentou com Fukushima que, em junho de 2005, o consulado japonês disponibilizou recursos ao município. Na época, a Prefeitura adquiriu um trator agrícola e canos de irrigação, os quais são utilizados no projeto Geração de Renda, que auxilia os pequenos e médios produtores rurais do município.

O cônsul agradeceu a recepção e seguiu sua agenda.