Centro de Saúde adota medidas para sincronizar os setores


Entre as modificações está o rodízio na escala de horários de trabalho

11/08/2011 20:13 - Atualizado em 25/02/2020 20:21 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro

Integrantes da equipe de enfermagem do Centro de Saúde

O Centro de Saúde de Gabriel Monteiro tem adotado medidas para facilitar o trabalho dos funcionários, de modo que o atendimento ao público seja o mais eficiente possível.

Entre os setores, a assistente administrativa do Centro de Saúde, Sinara Bento, destacou algumas mudanças ocorridas na Sala de Enfermagem.

No caso dos exames laboratoriais dos pacientes, os mesmos eram arquivados em um único fichário em ordem alfabética, que ficava na Sala de Enfermagem. “Como é um setor de intenso atendimento, às vezes determinado exame não era localizado naquele momento. Às vezes era encontrado horas ou dias depois, o que acabava dificultando o procedimento para futuro atendimento daquele paciente”, lembra Sinara.

Para evitar transtornos desta natureza, a assistente administrativa explica que este trabalho foi retirado da Sala de Enfermagem e direcionado ao setor responsável, sob a justificativa de que não cabia ao setor de enfermagem tal serviço.

Outra medida tomada na Sala de Enfermagem foi a retirada da linha 192 daquele local. Sinara explica que os profissionais muitas vezes ficavam procurando pelos motoristas para atender a solicitação de algum morador e, com isso, o atendimento destes profissionais eram prejudicados pela constante paralisação do serviço.

“Com a falta de informação e sincronia entre os setores, acabava gerando descontentamento tanto dos setores quanto do público, que reclamava do atendimento. Isso acontecia porque o setor de enfermagem não sabia como estava a programação de viagens. Ai, os motoristas saiam para atender ao chamado, mas, muitas vezes, tinham viagens marcadas, e acabava atrasando outros pacientes”, acrescenta a assistente administrativa.

Na tentativa de melhorar o atendimento, Sinara conta que a linha 192 foi removida para o setor de transporte, já que é de lá que se coordena a viagem de pacientes. “Na Sala de Enfermagem está instalado um ramal, de modo que apenas as ligações específicas daquele setor sejam transferidas”, ressalta.

Para evitar ligações desnecessárias nos setores do Centro de Saúde, as ligações são direcionadas a um aparelho, o qual transfere as ligações. Os ramais não realizam chamadas.

RODÍZIO DE HORÁRIOS

Neste mês, o Centro de Saúde implantou uma escala de horário de trabalho para os profissionais da enfermagem, os quais fazem rodízio em funções diferente a cada semana.

O rodízio das funções (esterilização, inalação, pronto-socorro – curativo, preparação de medicação e urgência), segundo Sinara, possibilita aos profissionais o contato com cada função, de forma com que todos eles estejam sempre preparados para atender em qualquer cargo.

Sinara disse ainda que uma vez por semana o enfermeiro Ednaldo da Silva Vieira realiza educação continuada com os técnicos e auxiliares de enfermagem. A equipe de enfermagem é composta por três enfermeiros, um técnico de enfermagem e dois auxiliares.