Municípios apresentam seus relatórios após a Conferência da Saúde


Propostas têm por objetivo melhorar o atendimento nos Centros de Saúde

15/07/2011 19:34 - Atualizado em 03/03/2020 19:37 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Três municípios da região realizaram uma conferência da Saúde com os profissionais da área, representantes da sociedade civil e autoridades para discutir propostas que deverão ser implantadas na Unidade Básica de Saúde de cada cidade.

Em Gabriel Monteiro, onde foi realizada sua 1ª conferência no dia 11 deste mês no Centro de Múltiplo-uso, os trabalhos foram iniciados com a apresentação da saúde atual, prosseguindo com palestras sobre a atenção básica e acolhimento.

A diretora municipal da Saúde de Gabriel Monteiro, Eloiza Cristina Vieira Staff, informou que foram abordados vários temas destacando futura contratação de médico pediatra, aquisição de veículo maior para transporte de pacientes nas viagens longas e fortalecimento da capacitação dos profissionais.

No município de Piacatu, a conferência da Saúde aconteceu no último dia 13, no Piacatu Clube. Na ocasião, foram aprovadas várias propostas.

Entre as propostas, a secretária municipal da Saúde, Karina Cristina Gambera, citou algumas, como a qualificação de profissionais para trabalhar com dependentes químicos, capacitação dos profissionais do Centro de Saúde quanto ao atendimento humanizado, divulgação e conscientização da população com relação ao número de atendimentos realizados por meio de panfletos e imprensa local e a utilização do consórcio para, em conjunto, implantar transporte de qualidade para os usuários do sistema.

Em Santópolis do Aguapeí, a conferência realizada nesse dia 15 aprovou propostas para aquisição de uma ambulância e contratação de uma enfermeira para atender na pós-consulta.

A secretária municipal da Saúde, Juliana Cristal Pio Barros, também informou que foi aprovada a emissão de uma notificação junto à Secretaria de Estado da Saúde relatando o atraso dos medicamentos de alto custo ao município.

Entre as propostas ainda está a realização de campanhas de conscientização com relação a devolução de medicamentos vencidos e aqueles em desuso, de modo que a população dê o destino correto à eles.