Chuva não desanima fiéis de Piacatu no dia da padroeira do Brasil


Evento teve que ser transferido de local e rota da cavalgada foi alterada

12/10/2022 17:12 - Atualizado em 12/10/2022 18:34 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Luiz Henrique mostrando a imagem da santa

Um forte vendaval, seguido por chuva, que teve início pouco antes das 2h da madrugada de hoje (12), modificou os preparativos da comunidade católica de Piacatu em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da Diocese de Araçatuba.

Inicialmente, estava prevista a saída de uma cavalgada, às 8h30, em um posto de combustíveis localizado na entrada da cidade, às margens da estrada de acesso Elizeu Bernabé (SPA-425). O destino da cavalgada seria a capela Santa Rita de Cássia, no bairro rural Cassimiro, onde seria celebrada uma missa.

Devido o vendaval, a tenda montada ao lado da capela desabou com a força do vento, impossibilitando a realização do evento. Uma equipe esteve pela manhã no local para tentar montar a tenda. No entanto, o padre Luiz Henrique Carreira sugeriu modificações aos organizadores.

Com a alteração, a cavalgada subiu pela Avenida Dr. José Benetti até a igreja matriz de São José, onde foi celebrada a missa e as homenagens à Nossa Senhora Aparecida, às 10h. Já o almoço, que seria ao lado da capela, foi transferido para o Piacatu Clube.

A imagem da santa esteve à frente da cavalgada, sendo ela conduzida pelo pároco Luiz Henrique, que fez o trajeto de pouco mais de um quilômetro em uma charrete e segurando um guarda-chuva, enquanto dezenas de cavaleiros, sob fina chuva, acompanhavam.

Durante a homilia, padre Luiz Henrique disse que “a maior e melhor homenagem à Nossa Senhora Aparecida é a nossa participação, sermos mais fiéis” e sugeriu que cada católico refletisse sua fé.

O padre também falou sobre a importância de exercitar a fé constantemente, recomendou à comunidade ser mais fiel a Deus e afirmou que Jesus é o centro. E indagou: “Como vai a sua união com Jesus?”

Ao final da missa, foram distribuídas sacolas-surpresa às crianças, pois, além de os católicos celebrarem o dia de Nossa Senhora Aparecida, o dia 12 de outubro também é comemorado o Dia das Crianças.

SANTUÁRIO NACIONAL

Durante missa celebrada na manhã de hoje (12) no Santuário Nacional de Aparecida (SP), o arcebispo da Arquidiocese, dom Orlando Brandes, disse que é preciso combater o “dragão do ódio”, da mentira, do desemprego, da fome e da incredulidade.

“Maria venceu o dragão. Temos muitos dragões que ela vai vencer. O dragão, que é o tentador. O dragão, que já foi vencido: a pandemia. Mas temos o dragão do ódio, que faz tanto mal, e o dragão da mentira. E a mentira não é de Deus, é do maligno”, disse o arcebispo.

GALERIA DE FOTOS