Cidades da região se mobilizam contra o abuso e exploração sexual infantil


20/05/2014 22:49 - Atualizado em 05/06/2014 23:05 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Santópolis do Aguapeí

Estudantes e autoridades de Santópolis do Aguapeí em passeata

Vários municípios da região realizaram uma mobilização no último dia 16 contra a pedofilia. O Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil é comemorado no dia 18 de maio.

Alunos da rede municipal e estadual de ensino e frequentadores de projetos sociais de Bilac, Clementina, Gabriel Monteiro, Piacatu e Santópolis do Aguapeí participaram de uma passeata pelas ruas e avenidas da cidade.

Acompanhados por professores, autoridades e conselheiros tutelares, os manifestantes carregavam cartazes e faixas contra a pedofilia. Todo o material foi produzido pelos estudantes. A mobilização aconteceu no período da manhã e tarde.

Lei da Palmada

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou nesse dia 21 a lei que endurece as penas previstas contra a exploração sexual de menores de idade e que impede que os acusados se beneficiem da liberdade sob fiança, indultos ou perdões de penas.

A então Lei da Palmada, foi rebatizada de “Lei Menino Bernardo”, em homenagem a Bernardo Boldrini, 11 anos, que teria sido morto pela madrasta e por uma amiga dela no interior do Rio Grande do Sul, em abril deste ano.