Piacatu inicia atendimento para emissão de carteiras de RG


Posto do IIRGD de Piacatu passa a atender moradores da cidade e de municípios vizinhos

04/09/2023 13:23 - Atualizado em 25/12/2023 10:57 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Piacatu

Lucas realizando a primeira emissão de RG em Piacatu

O município de Piacatu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, implantou no mês de julho o posto de identificação do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

A unidade do IIRGD em Piacatu fica localizada em uma das salas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situada à Avenida Paschoal Crema nº 43, no centro da cidade. Os atendimentos são realizados mediante agendamento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Piacatu, Lucas Viana do Carmo, a primeira carteira de RG emitida no município foi em 14 de julho deste ano. De lá pra cá, já foram emitidas 63 unidades.

A primeira carteira de RG a ser emitida no município foi da gestora de polo Luciana Xavier Zeferino. “A minha primeira via do RG já tinha 33 anos. E acompanhando todo o esforço do secretário Lucas para conseguir instalar este posto de atendimento para emissão de RG, resolvi esperar para solicitar a segunda via”, ressalta.

Luciana diz ainda que sua espera valeu a pena. “Nem precisei me deslocar para outro município. Fiz aqui na cidade onde moro; muita praticidade. Além do RG, o posto de atendimento daqui também emite a segunda via do CPF e outros documentos”, conclui.

O secretário municipal explica que consegue atender até seis pessoas por dia na emissão de carteiras de RG. “Por estarmos em fase de adaptação do sistema, só conseguimos emitir esta quantidade”, justifica.

Lucas também avisa que, no momento, não está sendo emitida carteira de RG para crianças de até 5 anos. “Somente a partir dos 6 anos e, neste caso, é agendado atendimento numa unidade do Poupatempo mais próximo”, adianta.

No caso da emissão de carteiras de RG para crianças, o serviço prestado pelo município de Piacatu não consegue atender, pois, o equipamento disponível não faz a leitura digital. “No entanto, há previsão de que, ainda neste ano, estes equipamentos sejam substituídos”, acrescenta o secretário municipal.

De acordo com Lucas, desde o final de 2020 que ele vinha tentando instalar o posto de identificação do IIRGD. “Fico feliz com a implantação, pois, este serviço beneficiará tanto os moradores de Piacatu quanto da região. Nossa proposta de trabalho é facilitar a vida das pessoas por meio dos serviços prestados”, finaliza.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DE RG

Certidão de Nascimento original (não pode estar plastificada) e CPF

DOCUMENTOS ADICIONAIS - originais (Não precisa ser cópia)

Título de Eleitor; Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação; NIS/PIS/Pasep; Certificado militar; Documento de identidade profissional; Carteira nacional de saúde; Tipo Sanguíneo (Exame carimbado com o CRM do médico).