Câmara de Piacatu cobra melhorias no serviço público e reforça pedidos


Cobrança maior é com relação aos serviços prestados pela Sabesp

08/09/2013 09:40 - Atualizado em 26/03/2014 09:40 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Vereadores de Piacatu exigem uma solução sobre a falta de abastecimento de água no bairro Colinas Park

Durante sessão do último dia 5, os vereadores de Piacatu aproveitaram para cobrar melhorias no serviço público municipal e reforçar pedidos feitos no decorrer deste ano ao prefeito Nelson Bonfim (PTB).

O vereador Paulo Cezar Vendrame (PMDB) solicitou que fosse reposto no quadro de garis do município dois funcionários. “As pessoas me questionaram o motivo pelo qual os garis estão demorando a passar em suas ruas. Perguntei aos garis e eles me informaram que dois se aposentaram e que agora estão trabalhando em uma equipe com quatro e que, por este motivo, o serviço de limpeza pública acaba “atrasando” um pouco, pois a cada dia trabalham em uma região da cidade”, informou.

O vereador José Carlos da Silva, o Totô (PMDB), voltou a cobrar do governo municipal as obras de galerias pluviais em alguns trechos da cidade a fim de evitar alagamentos nos períodos de chuva. “Estamos cobrando isso desde janeiro deste ano. Mas o prefeito está no cargo faz cinco anos [e ainda não executou as obras]. As obras devem acontecer antes das chuvas”, recomendou.

Além dos serviços públicos municipais, os vereadores também cobraram melhorias nos serviços terceirizados, prestados por empresas estatais, como a Sabesp e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

Totô também voltou a pedir que as lâmpadas de mercúrio sejam substituídas pelas de sódio. Ele disse que a assessoria do prefeito informou que já foi realizado orçamento e que dentre alguns dias parte será substituída.

Com relação aos serviços prestados pela Sabesp, o presidente da Câmara, Deivid Lemes Ferraz, o Deivão (PTB), criticou a constante falta de água no bairro Colinas Park. Segundo ele, o abastecimento está precário. “A qualidade da água é boa, mas falta”, frisou.

O presidente da Câmara disse ter ido à Sabesp e ter presenciado o reservatório com pouca água. “Proponho encaminhar um ofício para que o prefeito convoque o superintendente e o diretor da empresa para prestar esclarecimentos e propor soluções para melhorar os serviços”, sugeriu.

Deivão comentou ainda ter recebido recentemente um abaixo-assinado dos moradores do bairro Colinas Park reivindicando melhorias no abastecimento de água. “Não é justo a pessoa chegar do trabalho às 18h e não ter água para tomar um banho”, declarou.

Sobre este assunto, o vereador Gilberto Pizini, o Ninão (PV), reiterou uma sugestão já feita em reuniões anteriores, propondo a criação de uma lei municipal obrigando que os futuros loteamentos sejam entregues com uma caixa d’água, de modo que evite a falta de água no local.

Ainda sobre a Sabesp, o vereador Paulo Henrique Zeri de Lima (PSDB) disse que cabe aos vereadores tomarem uma atitude após o presidente da Câmara ter recebido um abaixo-assinado dos moradores do bairro Colinas Park.

“Nós temos o direito e o poder de convocar o superintendente e o diretor da empresa para saber o que eles têm a oferecer para solucionar este problema. Isso deve partir de nós e, consequentemente, contarmos com o apoio do Executivo. Que seja uma atitude nossa essa reunião”, ressaltou.

Por telefone, o gerente divisional da Sabesp em Adamantina, Adauto Bueno de Oliveira, informou ao Comunicativo que a empresa já está captando 10 metros cúbicos de água por hora em Santópolis do Aguapeí para atender a demanda em Piacatu.

Oliveira disse ainda que a empresa investiu na perfuração de um poço em uma propriedade rural próxima a cidade, mas que agora o proprietário não autoriza a Sabesp entrar na área para realizar os serviços necessários.

O gerente divisional da Sabesp informou que há uma ação na Justiça de Bilac sobre este impasse entre a empresa e o proprietário da área onde está o poço. “Estamos aguardando a decisão do juiz”, disse Oliveira.