Escola de Santópolis promove conferência sobre questões ambientais


Objetivo é propor aos alunos como seria uma escola sustentável

30/08/2013 10:11 - Atualizado em 24/02/2014 09:43 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Alunas apresentam esboço da cisterna para a captação de água

A EE Manoel Bento Neto, de Santópolis do Aguapeí, realizou nesse dia 28 a 4ª Conferência Infanto-juvenil para o Meio Ambiente.

O evento foi aberto pela diretora Terezinha Cedran dos Santos, a qual explicou que a conferência tem por objetivo propor aos alunos como seria uma escola sustentável. Para isso, foi elaborado um projeto, denominado Escola Sustentável, que sugere a criação de uma caixa de armazenamento de água das chuvas na escola.

O projeto, que tem como coordenadora a professora Edme Fernandes Barganian e como representante a professora Zenilde Batista Camara Okawa, deverá ser encaminhado à Diretoria de Ensino de Penápolis.

O interlocutor da Secretaria municipal do Meio Ambiente, Marcos Rogério Soares, citou as diretrizes do programa estadual Município Verde Azul, assim como uma breve explanação sobre o programa pelo qual a cidade participa.

Soares falou sobre a dificuldade que algumas pessoas ainda têm com relação ao lixo reciclável e que o município se prepara para implantar a coleta seletiva. Para isso, ele disse contar com o apoio dos estudantes. A data não foi divulgada.

O prefeito Osanias Viana do Carmo (PP) também participou da abertura do evento. Ele destacou a importância que as pessoas devem ter sobre a consciência ambiental. “Desde criança devemos ter uma cultura de sustentabilidade. A questão ambiental é um tema mundial”, destacou o prefeito Osanias.

APRESENTAÇÕES

As apresentações dos trabalhos tiveram início com os alunos do sexto ano do ensino fundamental, que encenaram uma breve peça teatral intitulada “Mensageiro das Águas”.

Entre os trabalhos apresentados, três alunas expuseram o esboço de uma cisterna para captação da água das chuvas na escola. Outro projeto apresentado foi o “Poltropet”, uma poltrona feita com garrafas pet. Outros grupos demonstraram os projetos Ecoponto e Escola Limpa.

Houve ainda apresentação de dança e de duas músicas, ambos relacionados ao meio ambiente. As atividades aconteceram entre as exposições dos projetos.