Alunos de Santópolis conquistam os primeiros lugares em maratona cultural


Evento é promovido pela Loja Maçônica "Estrela Noroeste do Brasil", de Penápolis

08/10/2014 16:44 - Atualizado em 18/10/2014 11:48 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Direção Escolar

Acima - da esquerda para a direita: Lígia, Bárbara, Carina, Edme, José Carlos e Terezinha / Abaixo - da esquerda para a direita: Bruno, Fernanda, Ana Beatriz, Anderson e Petterson

Seis alunos da EE Manoel Bento Neto, de Santópolis do Aguapeí, se destacaram na 40ª edição da Maratona Cívico Cultural “Semana da Pátria”, promovida anualmente pela Loja Maçônica “Estrela Noroeste do Brasil”, de Penápolis. Neste ano, o evento aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto.

Coordenada por Adhemar Módena, a maratona tem como objetivo incentivar os jovens ao estudo, ao civismo e à cidadania. O evento reuniu alunos da rede pública e particular de ensino, participando das provas de História e Geografia (alunos do 9º ano do ensino fundamental) e com uma redação (alunos do ensino médio), cujo tema foi “A força da juventude responsável”, o qual foi apresentado aos participantes somente no início da prova. Ao todo, 71 alunos de 14 escolas participaram do evento.

A prova referente aos alunos do 9º ano é composta por equipe. Entre os participantes da escola de Santópolis, a equipe formada pelos alunos Ana Beatriz de Souza Caboclo, Anderson Gustavo Costa Inácio, Fernanda dos Santos Borges e Petterson Carlos Bezerra conquistaram o 4º lugar na maratona.

Já a aluna Lígia Souza Santos (2ª série) conquistou o 1º lugar, enquanto que a aluna Bárbara Correia Soares (3ª série) ficou com o 2º lugar na prova de redação.

Os alunos receberam prêmios em dinheiro, além de medalhas e certificados. A equipe também recebeu um prêmio como a melhor classificada fora da sede de Penápolis, além de outro prêmio para a APM (Associação de Pais e Mestres); todos em dinheiro.

Os coordenadores da escola, Edme Fernandes Barganian e José Carlos Corghe, ressaltam que durante o período antecedente a maratona, os alunos contaram com o apoio dos professores Bruno Mota Ruiz (Geografia) e Carina Fernanda Paschoal (Língua Portuguesa) para revisão de alguns conteúdos referentes à bibliografia recomendada pela equipe organizadora do evento.

Satisfeitos com o resultado, os gestores da escola parabenizam toda a equipe escolar pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, destacando que “mais que qualquer premiação, o importante é o compromisso e a dedicação aos estudos, difusão do conhecimento e a integração de professores e alunos no processo educacional”.