Precisamos acreditar que Jesus está conosco, reforça padre Edgar


No Vaticano, em missa na Praça São Pedro, papa Francisco diz que “não existe outro caminho senão o de Jesus”

29/03/2015 12:25 - Atualizado em 13/04/2015 22:34 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Fiéis erguem ramos durante a procissão de entrada

Católicos de Piacatu participaram na manhã de hoje (29) da procissão e missa de Domingo de Ramos, que teve início às 7h30 em frente ao Fundo Social de Solidariedade.

Durante a homilia, que aconteceu na igreja matriz de São José, padre Edgar de Souza Lima disse que “celebrar a paixão e morte de Jesus Cristo é ficar abismado ao contemplar o amor de Deus”. Ele explicou ainda que contemplar Jesus na cruz significa assumir Suas atitudes.

“Precisamos acreditar que Jesus está conosco”, reforçou o padre durante a homilia. E destacou: “Olhar a cruz significa denunciar o ódio e compreender a vida de quem morreu [na cruz por nós] por amor”.

O padre também mencionou que “Jesus não recua, não desiste e não se descontrola diante dos desafios”. E acrescentou: “É esta atitude que devemos copiar deste homem”, referindo-se a Jesus Cristo.

No catolicismo, o Domingo de Ramos é a comemoração litúrgica que recorda a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém onde Ele iria celebrar a Páscoa judaica com seus discípulos. Ele é o portal de entrada da Semana Santa.

De acordo com a tradição católica, é no Domingo de Ramos que se inicia a Semana da Paixão. É o dia em que a Igreja lembra a história e a cronologia desses acontecimentos.

Não existe outro caminho senão o de Jesus, diz papa Francisco

Durante cerimônia do Domingo de Ramos nesta manhã na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco iniciou realizou uma procissão e a bênção dos ramos, a celebração litúrgica, em que foi narrada o percurso da Semana Santa que nos conduz à Páscoa.

Na sua homilia, o papa Francisco sublinhou que no centro de celebração festiva deste domingo está a palavra ouvida precedentemente no hino da Carta aos Filipenses: “A humilhação de si mesmo, a humilhação de Jesus”.

“Uma humilhação que revela o estilo de Deus e que deve ser também o estilo do cristão: a humildade. Um estilo que nunca acaba de nos surpreender, pois nunca nos habituamos à ideia de um Deus humilde”, disse o pontífice.

“Nesta Semana Santa, que nos leva à Páscoa, iremos por este caminho da humilhação de Jesus. E só assim será “Santa” também para nós”, acrescentou o papa, que também frisou que “indo por esse caminho viveremos todos os momentos que caracterizam o percurso de Jesus durante a Semana Santa até à sua morte na cruz”.

“Este é o caminho de Deus, o caminho da humildade. É o caminho de Jesus, não há outro. E não existe humildade sem humilhação”, reforçou o papa Francisco.

O pontífice encerrou a sua homilia, convidando todos a embocarem nesta Semana Santa, este caminho “com tanto amor por Ele, o nosso Senhor e Salvador. Será o amor a guiar-nos e a dar-nos força. E, onde Ele estiver, estaremos também nós. Amém”.

GALERIA DE FOTOS