Trilha ecológica de Piacatu atrai moradores e visitantes de municípios vizinhos


Local começou a ser reflorestado em 2007 por meio de uma parceria

27/06/2015 11:41 - Atualizado em 05/07/2015 11:44 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Grupo caminha por uma das pontes móveis da trilha

A trilha ecológica Bela Vista, localizada na reserva ambiental Fortunato Vendrame, em Piacatu, tem atraído moradores do município e pessoas de cidades vizinhas. A trilha foi oficialmente aberta ao público no dia 27 do mês passado, ocasião em que aconteceu o Dia Mundial do Desafio.

Por meio de uma iniciativa do setor da Cultura, a trilha ecológica tem como objetivo proporcionar às pessoas o contato com a natureza e, ainda, a se aventurar nas pontes móveis construídas no interior da reserva, sendo uma delas para atravessar o Córrego Bela Vista.

Como a trilha fica com a entrada aberta, sempre há alguém passeando pelo local. Estudantes de escolas de cidades vizinhas também já conheceram a trilha ecológica em Piacatu. Mas as visitas ao local se intensificam nos finais de semana.

O Comunicativo visitou a trilha ecológica na tarde do dia 7 deste mês (domingo) e encontrou um grupo de amigos no caminho, assim como um casal de namorados, duas amigas, mãe e filho entre outras pessoas que passeavam pelo local.

Para o idealizador da trilha ecológica, o dirigente cultural de Piacatu, Elio Siqueira da Rocha, o local, num primeiro momento, tende a despertar a curiosidade das pessoas. “Mas observamos que algumas pessoas têm retornado ao local. Isso é um bom sinal, pois a ideia é exatamente esta: aproximar as pessoas da natureza”, comentou.

Rocha disse que as redes sociais também têm contribuído na divulgação da trilha ecológica do município. “O público que visita a reserva ambiental costuma tirar fotos do local e postar na internet. Como é um ambiente bonito e é aqui na nossa cidade, as pessoas não perdem a oportunidade”, acrescentou.

Como surgiu a reserva

O local onde hoje é a reserva ambiental começou a ser reflorestado em março de 2007 por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Casa da Agricultura e a Fundação SOS Mata Atlântica.

Em uma área de três hectares do sítio Santa Inês, foram plantadas cinco mil mudas de árvores de 64 espécies nativas, todas próximas às margens do Córrego Bela Vista.

Na ocasião, os alunos da rede municipal e estadual de ensino auxiliaram no plantio das mudas. Entre as árvores plantadas e que podem ser encontradas durante a caminhada pela trilha ecológica estão o angico, farinha-seca, ingá-mirim, ipê, Cabreúva, jequitibá, peroba, entre outras.

GALERIA DE FOTOS