Produtores rurais de Santópolis do Aguapeí recebem capacitação


Parceria entre Casa da Agricultura e Senar/Siran beneficiou 70 produtores rurais

09/12/2015 22:56 - Atualizado em 26/12/2015 08:13 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Prefeitura de Santópolis do Aguapeí

Osanias (prefeito), Michele, Ademir, Leandra, Márcia e Rui

Uma parceria entre a Prefeitura de Santópolis do Aguapeí - por meio da Casa da Agricultura -, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), de Araçatuba, resultou na capacitação de 70 produtores rurais.

O encerramento dos cursos promovidos pelo Senar e Siran ocorreu no dia 04 deste mês com os cursos de Produção de Silagem e Recuperação de Áreas Degradadas, ambos ministrados pelo zootecnista Ademir Junior.

No decorrer deste ano, também foram realizados no município os cursos de culinária regional, jardineiro e manutenção de tratores.

Conforme informou a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura de Santópolis do Aguapeí, Michele Lopes Yoshiy, a intenção destes cursos é fortalecer a cadeia produtiva do leite, incentivando a participação dos produtores nos cursos de capacitação e conscientizá-los que é possível ter uma agricultura produtiva e sustentável.

“Para o próximo ano, aguardamos pela aprovação de mais cursos pelo Senar/Siran. Porém, já em janeiro teremos um curso para bovinocultura de leite pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)”, adiantou Michele.

De acordo com a engenheira agrônoma, o município não recebia cursos de capacitação há pelo menos 10 anos, o que deixou os produtores desacostumados com essas atividades.

“A participação do Senar/Siran em Santópolis do Aguapeí é muito importante para os produtores rurais de nosso município, pois estimula o produtor a se capacitar e procurar informação”, concluiu Michele.