Maioria dos eleitores optou em votar no período da manhã


Em Gabriel Monteiro, candidato foi detido sob acusação de boca de urna

09/10/2012 17:51 - Atualizado em 07/01/2016 17:58 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Eleitores de Piacatu entram na escola assim que os portões abriram

A maioria dos eleitores da região preferiu ir às urnas logo pela manhã. Em Piacatu, antes das 8h já havia várias pessoas aglomeradas aguardando os portões serem abertos. A votação, que aconteceu nesse dia 7, aconteceu em salas da EE Profª Cinelzia Lorenci Maroni e Emef Prof. Eládio Rosseto.

O mesmo ocorreu em Bilac, Clementina, Gabriel Monteiro e Santópolis do Aguapeí. O Comunicativo esteve nestas cinco cidades para acompanhar a movimentação. De um modo geral, os eleitores demoravam menos de um minuto para votar.

Próximo às escolas onde aconteceu a votação, as ruas estavam repletas de santinhos com a foto e número dos candidatos. De acordo com o sargento PM Ronaldo Barbieri, de Piacatu, a votação no município foi tranquila.

Eleição conturbada

No município de Gabriel Monteiro o dia de votação não foi tão tranquilo. Já nas primeiras horas de votação, o candidato a vereador Mário Roberto da Silva (PV) foi detido pelo delegado de polícia Carlos Henrique Cotait sob a acusação de ter feito boca de urna dentro da escola onde acontecia a votação.

De acordo com o boletim de ocorrência, o delegado, que tem domicílio eleitoral em Araçatuba, caminhava pelo corredor da escola para ir justificar seu voto quando observou que o candidato abraçava uma mulher.

Na ocasião, segundo relato do delegado, o candidato teria colocado a mão no bolso traseiro de sua calça, o que aparentava ser santinhos. Após justificar seu voto, o delegado pediu que o candidato o acompanhasse até uma sala reservada, onde questionou Silva se ele carregava propaganda eleitoral no bolso.

O candidato disse que sim e entregou o material espontaneamente. Silva foi até a delegacia e teve 165 santinhos e crachás de fiscal do Partido Verde apreendidos. O candidato ficou detido até o final da votação e não foi reeleito.

Silva nega que estava fazendo boca de urna. Quanto aos santinhos, ele disse ter usado a mesma calça da noite anterior em que esteve visitando eleitores e esqueceu-se de tirá-los, não notando o volume por ser o mesmo bolso onde coloca sua carteira.

O candidato disse ainda que durante o tempo em que esteve no local de votação não pediu nenhum voto, muito menos retirou algum santinho com seu nome. Ele explicou que estava apenas cumprimentando uma mulher e que, inclusive, ela já havia votado.