Padre Arnaldo, de Gabriel Monteiro, é nomeado bispo pelo papa Francisco


Padre Arnaldo Carvalheiro Neto será bispo coadjutor na Diocese de Itapeva (SP)

04/05/2016 08:33 - Atualizado em 13/05/2016 22:49 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Nomeação acontece às vésperas de completar 19 anos de sacerdócio

O papa Francisco nomeou hoje (04) o padre Arnaldo Carvalheiro Neto, 49 anos, como bispo coadjutor de Itapeva (SP). A nomeação foi informada pela Sala de Imprensa do Vaticano, em Roma (Itália), e divulgada no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Atualmente, padre Arnaldo é pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP).

A nomeação como bispo acontece às vésperas de completar 19 anos de sacerdócio. Padre Arnaldo foi ordenado em 17 de maio de 1997.

Natural de São Paulo, padre Arnaldo nasceu no dia 11 de abril de 1967. Recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997, pertencendo ao clero da diocese de Araçatuba (SP). É graduado em Filosofia e Teologia, com especialização em Direção Espiritual pelo Institute for Spiritual Leadership (Chicago) e em Capelania Hospitalar pela Mater Misericordie Hospital de Dublin (Irlanda). É mestre em Pastoral Couseling pela Loyola University de Chicago.

Padre Arnaldo atuou como pároco nas paróquias São Brás de Birigui (SP) e São Pedro Apóstolo de Gabriel Monteiro. Foi vigário na paróquia Saint Roman na arquidiocese de Chicago. De 2007 a 2014 foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP). Também integrou o Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores da diocese de Araçatuba (SP).

Na trajetória acadêmica, foi professor de Ensino Religioso, História da Filosofia Antiga e de Aconselhamento Pastoral.

Bispo de Amargosa

Também hoje, dom Valdemir Ferreira dos Santos foi nomeado bispo da vacante diocese de Amargosa (BA), sendo transferido da sede episcopal de Floriano (PI).

Dom Valdemir Ferreira dos Santos é natural de Nova Canaã (BA) e foi nomeado bispo de Floriano (PI) em 17 de março de 2010, escolhendo como lema episcopal “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21, 17). Possui mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Também é licenciado em Filosofia e Ciências e Letras.