Encerro esta gestão feliz em saber que temos um povo compreensivo, diz Osanias


Prefeito Osanias Viana do Carmo disse que sua administração foi uma realidade e deseja que eleição seja tranquila

05/05/2016 23:08 - Atualizado em 21/08/2017 16:18 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Prefeito Osanias Viana do Carmo durante entrevista em seu gabinete

O município de Santópolis do Aguapeí completou seu 75º aniversário de fundação nesse dia 3 de maio. Para falar sobre a data, o prefeito Osanias Viana do Carmo (PP) recebeu o Comunicativo em seu gabinete, onde também fez um breve balanço de sua gestão e sobre as eleições municipais deste ano.

Primeiramente, o prefeito parabenizou os moradores pelos 75 anos de fundação da cidade, classificando-os de trabalhadores e compreensivos com as dificuldades que o município enfrenta, assim como todas as cidades brasileiras, referindo-se a crise política e econômica que o Brasil se encontra.

Osanias, que provavelmente não será candidato à reeleição, disse que neste ano encerra sua gestão e que sai contente do cargo que ocupou desde 2013. “Nossa administração foi uma realidade, e não uma fantasia. Saio com a consciência de que não fizemos uma política de ilusão. Fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance e o que a lei nos permitiu”, declarou.

O prefeito também lamentou que, em alguns momentos, teve a sensação de frustração por não conseguir atender algum pedido de um morador de forma integral. Ele atribuiu tal dificuldade aos cortes orçamentários que tiveram que ser adotados para contenção de despesas. Apesar disso, garantiu que várias solicitações foram atendidas parcialmente.

“Sempre estivemos à disposição de todos que nos procuraram. E quero frisar que 100% das pessoas que passaram por este gabinete foram bem atendidas e dificilmente saíram sem uma boa resposta. Minha maior satisfação enquanto prefeito foi essa”, salientou o prefeito Osanias.

E acrescentou: “Eu percebi nos olhos das pessoas que mesmo quando você dá uma resposta que não é possível atender de forma integral, mas, sim, parcialmente, elas também saíram contentes. Então, eu levo a imagem que o nosso povo é um povo trabalhador, decente, sofrido, mas, principalmente, um povo compreensivo”.

“Aí quando você fala da política, eu já posso dizer que a política aqui em Santópolis do Aguapeí é compreensiva. A política, hoje, nos faz compreensivos. Mesmo com algumas medidas que tivemos que adotar em nossa administração, nosso povo foi, e está sendo, compreensivo”, reforçou Osanias.

Com relação às eleições municipais de outubro deste ano, o prefeito desejou que o pleito aconteça tranquilamente. “Ainda não sabemos oficialmente quem serão os candidatos ou se, eventualmente, haverá candidatura única. Mas, independente do cenário político, espero que o período de campanha ocorra da maneira mais tranquila possível”.

Santópolis em números

Com 4.611 habitantes, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em 2015, o município Santópolis do Aguapeí, com extensão territorial de 128,026 km², está localizado na região Noroeste do Estado de São Paulo.

A economia gira em torno da agropecuária, com destaque na produção de cana-de-açúcar - com 253.803 toneladas produzidas em uma área de 3.879 hectares - e a criação de gado, com 7.178 cabeças, segundo dados do IBGE de 2014. Outra cultura que tem contribuído com a economia local é o cultivo de batata-doce.

A frota do município é composta por 1.709 veículos, conforme dados de 2015 do IBGE. Entre os veículos estão 1.101 automóveis, 231 motocicletas, 140 caminhonetes, 72 caminhões, entre outros tipos.