1/3 dos vereadores da região não concorrerão à reeleição


Número é semelhante ao pleito anterior, em 2012, quando 14 não disputaram

22/08/2016 22:02 - Atualizado em 08/09/2016 08:28 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Assim como na eleição municipal de 2012, quando 14 (31%) vereadores das cidades onde circula o Comunicativo não concorreram à reeleição, desta vez a situação é semelhante, ou seja; 15 (33,3%) parlamentares não entraram na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal.

Como o jornal circula em cinco municípios e cada Câmara possui nove cadeiras, temos um total de 45 vagas a serem preenchidas na eleição de 2 de outubro deste ano, cuja posse acontecerá em 1º de janeiro de 2017. Dos atuais 45 vereadores, ⅓ deles resolveram não concorrer à reeleição.

Em Bilac, o único vereador que não concorrerá à reeleição é Vitor Osmar Botini (PSDB), que disputa como candidato a prefeito desta vez. Já em Clementina, os vereadores que não concorrerão à reeleição são Ademar Ferreira Mota (DEM) e Izabel Correa, a Belinha da Saúde (PTB).

Dos nove vereadores de Gabriel Monteiro, sete (77,8%) deles não tentarão a reeleição, sendo: Cláudio dos Santos (PTB), Elvis Bueno de Oliveira (PV), João Buzo (PSDB) e Maria de Lourdes Francisco Lopes, a Preta (PR), que, inclusive, registrou sua candidatura, mas renunciou.

No caso dos vereadores Belquior Soares de Azevedo, o Branco Galina (PSDB), e Maria Caime Peccim Ribeiro, a Carminha (DEM), ambos são candidatos a vice-prefeito. Já o vereador Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), é candidato a prefeito nesta eleição.

Na cidade de Piacatu, três dos nove vereadores decidiram não ir para a reeleição, sendo: Gilberto Pizini, o Ninão (PV), João Vitor Navachi (PSDB) e Paulo Henrique Zeri de Lima (PSDB).

Em Santópolis do Aguapeí, dois vereadores optaram em não disputar a reeleição, sendo: Maria Luciene do Carmo (PTB) e Sérgio Cardoso de Almeida, o Boquinha (PSDB), que é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Haroldo Alves Pio, o Loi (PV), que concorre a prefeito como candidato único.

Estatística por cidade

Na eleição deste ano, há 193 candidatos a vereador entre as cinco cidades onde circula o Comunicativo, segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Como 45 deles serão eleitos, a média é de 4,3 candidatos concorrendo a uma cadeira na Câmara Municipal.

Em Bilac, como são 30 candidatos na disputa, são 3,3 candidatos concorrendo a uma vaga no Legislativo local. Já em Clementina são 36 candidatos almejando uma cadeira na Câmara Municipal, que dá um índice de 4 concorrentes por vaga.

Mas a maior disputa deste ano por uma vaga na Câmara de Vereadores será em Gabriel Monteiro, onde 46 candidatos estão em busca do voto do eleitor, ou seja; 5,1 candidatos por vaga. No site do TSE consta o registro de 49 candidaturas no município. Porém, houve três renúncias.

Piacatu aparece com a segunda maior disputa de candidato por vaga: 4,8. Ao todo são 43 postulantes a uma cadeira na Câmara Municipal.

Em Santópolis do Aguapeí, a média é de 4,2 candidatos disputando uma das nove vagas de vereador. São 38 candidatos neste ano.