Prefeitura de Santópolis investe em barracão para gerar mais emprego


Além da construção de barracão, Prefeitura oferece incentivos para instalação de empresas e gerar mais empregos

09/05/2016 08:28 - Atualizado em 18/11/2016 08:49 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Galpão de múltiplo-uso está sendo construído no cohab Vale do Sol

Com o objetivo de abrir mais postos de trabalho no município, a Prefeitura de Santópolis do Aguapeí, por meio de emenda parlamentar, está construindo um galpão de múltiplo-uso no conjunto habitacional Vale do Sol, que fica às margens da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425).

A estrutura, que mede 442 m², fica próxima a outros barracões que existem no local. A obra, iniciada no início deste ano, se encontra paralisada devido o período de chuva, informou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente do município, Jair Pereira da Silva.

Segundo ele, também durante o período chuvoso entre janeiro e fevereiro deste ano, a obra teve que ser interrompida. No entanto, informou que a previsão para conclusão do galpão de múltiplo-uso está prevista para setembro deste ano.

De acordo com Jair, o município adquiriu R$ 300 mil da Casa Civil Estadual por meio de uma emenda do deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho (PTB). Em contrapartida, a Prefeitura participa com um valor de R$ 18,8 mil.

A geração de empregos tem sido uma preocupação do prefeito Osanias Viana do Carmo (PP). No começo deste ano, houve uma articulação política para liberar um dos barracões disponíveis a um empresário do setor calçadista de Piacatu, o qual cogitou a possibilidade de instalar uma fábrica em Santópolis do Aguapeí para ampliar sua produção. No entanto, apesar das propostas, as negociações não avançaram.

Comércio varejista na região de Araçatuba fecha 1.321 vagas em 2015

O comércio varejista da região de Araçatuba fechou 275 postos de trabalho em dezembro do ano passado, resultado de 1.112 admissões contra 1.387 desligamentos. De janeiro a dezembro foram eliminados 1.321 empregos com carteira assinada, o que representa um recuo de 3,6% do estoque total, que atingiu 35.837 trabalhadores formais.

As informações são da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), elaboradas com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais.

Dos nove segmentos analisados, oito apresentaram retração no estoque de empregados em dezembro de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os maiores recuos foram vistos em concessionárias de veículos (-11,8%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-10,3%). Por outro lado, o único setor com variação positiva foi o de farmácias e perfumarias (3,2%).

De acordo com a assessoria econômica da Fecomércio-SP, o saldo negativo do emprego no comércio varejista paulista obtido em 2015 foi resultado direto da queda do faturamento neste setor.