Diácono de Piacatu é ordenado padre no ano do sexagenário da matriz


Carlos Rogério da Silva é ordenado padre no ano em que a igreja matriz de São José completa 60 anos

20/02/2017 10:25 - Atualizado em 07/04/2017 09:42 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Ao lado do bispo, padre Carlos caminha com a mão ungida com óleo

O diácono Carlos Rogério da Silva, 38 anos, de Piacatu, foi ordenado padre no último dia 17 pelas mãos do bispo da Diocese de Araçatuba, dom Sérgio Krzywy. A ordenação presbiteral aconteceu na igreja matriz de São José, de Piacatu.

Carlos Rogério é o quinto “filho de Piacatu” que é ordenado padre na igreja matriz de São José que, em dezembro deste ano, completará 60 anos de fundação. No entanto, Piacatu possui seis padres piacatuense.

É que padre Manoel de Pierri Primo foi ordenado no município de Ivinhema (MS), em 1983, sendo o primeiro “filho de Piacatu” a se tornar padre. Já as demais ordenações sacerdotais foram de padre Paulo Fernando Vendrame (1995), padre Ricardo Carlos (2001), padre Manoel Clemente de Melo (2002) e padre Angelo César Cenerino (2015).

Padre Carlos Rogério foi ordenado sacerdote da Igreja Católica em um ano jubilar. Em maio deste ano, a Igreja celebra o centenário de aparição de Nossa Senhora de Fátima a três crianças que pastoreavam um pequeno rebanho, em Portugal.

No Brasil, em outubro deste ano os católicos também celebram os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, na cidade de Aparecida (SP).

Homilia

Diante de aproximadamente 50 religiosos - entre padres, diáconos, seminaristas e do então monsenhor Argemiro de Azevedo, hoje bispo da Diocese de Assis -, dom Sérgio disse ao então diácono Carlos Rogério que ele medite com assiduidade a Palavra do Senhor. E recomendou: “Procure crer no que você lê, ensinar o que crê, e praticar o que ensinar”.

“Não se canse de ser misericordioso e de dar alívio aos enfermos, aos anciãos, e a todos os que sofrem. (...) Procure, através da oração, mergulhar com perseverança na fonte inesgotável do amor de Deus, para que você seja realmente pastor do rebanho de Deus”, reforçou dom Sérgio.

O bispo também fez a seguinte observação ao então diácono Carlos Rogério: “Exerça também, em Cristo, a função de santificar. (...) Tome consciência do que você vai fazer e ponha em prática o que celebra, de modo que, ao celebrar o mistério da morte e ressurreição do Senhor, você se esforce por modificar o seu corpo, fugindo dos vícios, para viver uma vida nova”.

Primeiro discurso

Tendo como lema presbiteral “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Disse Jesus: Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17), o agora padre Carlos Rogério fez seu primeiro discurso como sacerdote.

“Neste momento quero agradecer e louvar a Deus, porque este dia nunca se apagará de minha memória, pois o Senhor pede “apascenta as minhas ovelhas”. É o meu amor a Deus e a sua graça, do Espírito Santo, que irá me ajudar na missão sacerdotal de conduzir o povo aos braços de Deus”, disse padre Carlos.

Entre um agradecimento e outro, padre Carlos informou que continuará auxiliando o padre José Arlindo de Oliveira, na Paróquia Imaculada Conceição, em Guararapes, cuja sua primeira missa foi no dia 19. Já em Piacatu sua primeira missa aconteceu no dia 18.

GALERIA DE FOTOS