Bilac é destaque em Educação


Município tem avançado nos indicadores que avaliam a qualidade do ensino

18/04/2012 10:13 - Atualizado em 17/08/2017 10:18 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Professora observa aluno durante atividade realizada na lousa digital

A Emeif General Lima Figueiredo, de Bilac, tem muito que comemorar. Dados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) mostram que o município tem evoluído anualmente.

A diretora municipal da Educação e Cultura, Zélia Melhado, apresentou os números obtidos pela Emeif em 2009, quando foi atingida nota 5,40 (a meta era 4,05) de uma escala que vai de zero a 10. No ano seguinte, em 2010, a escola obteve nota 5,73 (a meta era de 5,40).

“Sempre superamos nossas metas. Há um compromisso muito sério por parte dos professores”, acrescenta Zélia. Ela diz ainda que a instituição trabalha com sistema apostilado no ensino infantil e no 1º e 5º ano do ensino fundamental, enquanto que os alunos do 2º ao 4º ano utilizam o programa Ler e Escrever, do governo do Estado.

A formadora do programa Ler e Escrever em Bilac, Carla Cristina Canteiro dos Santos, conta que este é o terceiro ano que a escola trabalha com o programa de letramento e alfabetização com os alunos do 2º ao 4º ano. “Já estamos colhendo os frutos. Percebemos o gosto pela leitura por parte dos alunos e, inclusive, a escrita deles melhorou”, ressalta.

De acordo com Carla, os professores estão entusiasmados. “É um programa envolvente, com um material pronto, montado em cima da sequência didática, que dá liberdade de o professor produzir com os alunos”, reforça.

Carla cita também que há uma minibiblioteca dentro das salas de aula, com aproximadamente 100 títulos. “Isso sem contar com a biblioteca escolar, que conta com aproximadamente cinco mil obras”, completa. Os professores do programa Ler e Escrever recebem formação direto da secretaria estadual da Educação, além de estarem em constante capacitação.

A Emeif também é pioneira na região em tecnologia na sala de aula: a escola possui dez lousas digitais. “Tudo que é novo nos causa certa cautela, mas nossos professores e alunos já se adaptaram à lousa digital. Agora é se aperfeiçoar cada vez mais para dominarmos esta tecnologia, que vem para nos auxiliar”, diz Zélia.

A diretora municipal da Educação e Cultura diz ainda que a escola obteve a melhor nota em Língua Portuguesa no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009, ocupando a primeira posição no ranking entre as escolas da Diretoria de Ensino de Birigui. “Em Matemática tivemos a segunda melhor nota”.

A escola dispõe também de um anfiteatro com 260 poltronas para realização de eventos em geral. “O anfiteatro é um local aberto à comunidade e será brevemente inaugurado”, finaliza Zélia.