Avenida Dr. José Benetti: atalho de oportunidades


Avenida leva o nome do primeiro presidente da Câmara de Piacatu

08/11/2012 10:30 - Atualizado em 17/08/2017 10:38 | Por: Otávio Manhani

Daniester Rodrighero/Colaborador

Vista da Avenida Dr. José Benetti, em Piacatu

A já cinquentenária Avenida Dr. José Benetti, de Piacatu, presenciou e até hoje é testemunha da quantidade de oportunidades que passaram por ela, das que estão nela e, ainda, daquelas que estão por vir.

A avenida, que antes se chamava Britânia, foi nomeada em 1956 pelo então prefeito José Sebastião Martins, o Zico. A avenida que leva o nome do primeiro presidente da Câmara Municipal é apenas três anos mais nova que o município: tem 56 anos. Já Piacatu completa 59 anos nesse dia 8 de novembro.

Antes de ser homenageada com o nome do dentista José Benetti, a avenida foi (e é) a grande responsável em ter dado o nome de Piacatu ao município, que antes da emancipação política, ocorrida em 1953, chamava-se Bela Vista.

Isso porque Piacatu significa “atalho bom” ou “passagem boa”. E este atalho é justamente a avenida Dr. José Benetti, que é uma sequência da rodovia Elizeu Bernabé (SPA-425) e dá acesso a uma rodovia estadual, a Assis Chateaubriand (SP-425).

Foi por este trecho (avenida Dr. José Benetti) que o então povoado de Bela Vista começou a crescer. O local serviu de atalho para os desbravadores, que naquela época seguiam para a região Norte do Estado do Paraná.

A companhia Terras Norte do Paraná foi a responsável pela execução de loteamento das terras de Piacatu e pela formulação de sua planta, em 1917. Quase seis décadas depois, a avenida Dr. José Benetti continua servindo de atalho e é considerado um trecho importante para a economia de um modo geral.

A Dr. José Benetti é a avenida principal de Piacatu, seguida pela rua Felipe dos Santos. São os dois trechos onde se concentra a maioria do comércio. E ambas têm tido um papel muito importante desde a fundação do município.

São por estas duas vias públicas que grande parte dos empresários procura instalar seu comércio. Há quatro anos, um trecho da avenida abriga um calçadão, obra esta que rejuvenesceu o centro da cidade e proporcionou maior segurança aos pedestres.