Santópolis do Aguapeí: 72 anos de ótimas recordações


Antes de sua emancipação, cidade era conhecida pelo nome de "Mil Alqueires"

05/05/2013 14:39 - Atualizado em 21/08/2017 15:07 | Por: Da Redação

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Cotidiano da pacata cidade de Santópolis do Aguapeí

Santópolis do Aguapeí: 72 anos de fundação e 54 anos de emancipação política. Cidade palco de muitas lutas e conquistas. A conquista destas terras foi iniciada pelos moradores pioneiros, os quais são corresponsáveis com o fundador Antonio Francisco dos Santos Junior.

A amada cidade de Santópolis do Aguapeí, também é conhecida pelos seus diversos apelidos. Porém, sempre recordada pelo inesquecível nome de “Mil Alqueires”, como assim era chamada pelos moradores da época antes de sua emancipação.

Povo bom, hospitaleiro e que acolhe de braços abertos todos que aqui chegam. Pela imagem de Cristo, guia os que por aqui passam, seja a passeio ou simplesmente por ser o caminho para algum lugar ou objetivo de vida.

Sentir santopolense é simplesmente reviver as lembranças vividas por cada morador que aqui vive ou os que por algum motivo deixaram esse lugar. São tantas recordações que a todo instante são rememoradas nas conversas, nas rodas de amigos, nas redes sociais, nas fotos, no encontro no bar, na hora da compra e até nos encontros inesperados pelos corredores da vida em algum lugar deste mundo.

Ser santopolense é sentir saudade da infância querida vivida entre amigos, parentes, religiosos e profissionais que iniciaram com suas forças as estruturas que hoje desfrutamos aqui.

São tantas as histórias. Umas que assustam; outras que fazem todos rirem. As lembranças do antigo campo de futebol, do Grupo Escolar, dos encontros dos cavaleiros (onde hoje é a praça central da cidade), uma festa aos finais de semana com o feliz encontro dos rurais com a pacata vida urbana.

Uma realidade vivida, sentida e uma lembrança adquirida. Uma saudade imensa daqueles que nesse trajeto, por algum motivo, deixaram de estar entre nós e, com certeza, em algum lugar guardam consigo a saudosa a experiência aqui vivida e rememorada pelos presentes.

Santópolis do Aguapeí, entre tantas cidades pequenas deste Brasil, sentiu o peso de ser dependente politicamente. Mas esse povo não cedeu. Lutou e conquistou a emancipação política em 1959 e, por sua vez, trouxe vantagens e privilégios que outrora não teríamos.

Somos gratos a cada gestão dos diversos representantes do poder Executivo e Legislativo que Santópolis elegeu pela vontade desse povo varonil. Todas as contribuições são enaltecidas com a crescente ascensão política, social, econômica, intelectual e cultural da amada Santópolis do Aguapeí.

As divergências não impediram o crescimento político e esta terra tem elegido os filhos de seus filhos para representarem o poder Executivo e Legislativo Municipal e se tornar cidade com referência política em toda a esfera nacional.

Unidos por um mesmo ideal, construiremos cada com sua história, consolidaremos a maior realização de todos os tempos, que é a força de cada um formará o todo, e o todo sermos uma Santópolis do Aguapeí melhor, fazendo a diferença com atitudes, respeito, fé e compromisso de todos para vida melhor.

Ser santopolense é um orgulho que enaltece a alma. Só quem vive aqui ou viveu aqui pode expressar o sentimento de felicidade, de alegria e a oportunidade de acompanhar cada conquista.

Os que por aqui passaram e residem em outras cidades, Estados ou país carregam na bagagem a gratidão por fazer parte desta comunidade de irmãos, que é tão igual e, em algumas situações, tão diferente. Mas que dentro do peito nutre a mesma paixão e o orgulho de simplesmente ser santopolense.

Parabéns, Santópolis do Aguapeí, pelos santopolenses que conseguiste expandir nessa sociedade maravilhosa que é o mundo. Santópolis é um cantinho feliz, um portal para a amizade e um recanto para o refúgio do ser mais perfeito que Deus criou.

Santópolis do Aguapeí e todos os santopolense, sejam moradores ou visitantes, esta cidade tem a missão de acreditar no potencial das pessoas e fazer a diferença com seus atos e ações públicas que conduzirão todos os cidadãos santopolense ao sucesso.

Parabéns, Santópolis do Aguapeí! Parabéns aos munícipes! Parabéns a todos que direta ou indiretamente contribuem para o desenvolvimento de nossa amada cidade.