Osanias fala dos 100 dias de governo: não serei ‘prefeito de gabinete’


Prefeito frisou o bom relacionamento que tem tido na Câmara de Vereadores

06/05/2013 14:58 - Atualizado em 21/08/2017 15:06 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo

Prefeito Osanias durante reunião com os secretários municipais

Em reunião com secretários municipais, funcionários da administração e vereadores no dia 26 de abril, onde fez um balanço dos 100 primeiros dias de sua gestão, o prefeito de Santópolis do Aguapeí, Osanias Viana do Carmo (PP), deixou claro que não será “um prefeito de gabinete”.

A reunião, que aconteceu no saguão da Prefeitura após o expediente, também contou com a presença da vice-prefeita Claudinéia dos Santos Pereira, a Néia (PV). O prefeito cumprimentou a todos e disse que o trabalho realizado até então pelo grupo foi “árduo, mas a compreensão foi fundamental”.

Osanias disse que nesse período procurou descentralizar responsabilidades e rotinas de forma clara e aberta ao diálogo. “Ainda temos algumas resistências, pois estabelecemos parâmetros e práticas administrativas diferentes do governo anterior, mas nada que tira o brilho do trabalho por vocês realizado”, justificou.

O prefeito comentou ter feito várias viagens a São Paulo e Brasília (DF) em busca de recursos ao município de Santópolis do Aguapeí. “Foram vários encontros com deputados, secretários de Estado, e participamos de eventos com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). Nosso propósito é sempre estar em parceria com o governo estadual e federal”, ressaltou.

Osanias falou que quem conduzirá a administração serão os funcionários municipais, pois, dará prioridade na busca de verbas à cidade. “Isso não quer dizer que abandonarei a população. Pelo contrário. É justamente para oferecer melhor qualidade de vida aos moradores é que deixarei de estar presente no gabinete por alguns dias da semana. Mas o povo não ficará desassistido, pois temos uma equipe excelente em todos os setores da Prefeitura. Sei que os munícipes estarão em boas mãos”, acrescentou.

Balanço dos 100 primeiros dias

Quanto às dificuldades enfrentadas nesses 100 primeiros dias de governo, o prefeito reconheceu que há algumas, mas também já avisou que possui bastante disposição para enfrentá-las e, para isso, espera contar com a contribuição de todos os servidores da municipalidade.

Osanias enumerou 18 itens e fez comentários em cada um deles em um vídeo, que foi transmitido durante a reunião. A primeira questão abordada foi com relação à gestão pública. A proposta do atual governo, segundo o prefeito, é que será uma administração técnica – administrativa e, para isso, disse ter procurado descentralizar as funções, de modo que cada funcionário seja responsável pelas suas rotinas.

Osanias também abordou a questão da ética, sigilo e postura. Para ele, é necessário mudar muito neste quesito. “Devemos separar o pessoal do particular, o público do privado e o administrativo do político”, frisou.

Foi mencionado sobre função/cargo e hierarquia. O prefeito acredita que este item deve avançar um pouco mais. “Não podemos deixar nos levar pelo coração, mas, sim, pela razão. Aqui não prevalece amizade ou compaixão, e, sim, o profissionalismo. Cada funcionário tem seus direitos, mas também tem seus deveres. Sejam sempre coerentes, porém, profissionais”, recomendou.

Outros itens como controle de abono, faltas e folgas, insubordinação, concursos, ponto eletrônico, remanejamento de funcionários, prioridades administrativas por departamento e organização – controle de documentos – chaves e visual departamental, aposentadorias, boas maneiras e apresentação no serviço foram abordados pelo prefeito na reunião.

Sobre a questão da valorização, Osanias reconhece que há uma defasagem salarial dos funcionários municipais e disse que sem uma reestruturação não tem como equipar os salários dos servidores. Neste ano, o prefeito concedeu reajuste salarial de 10% aos funcionários. “Reconheço que o reajuste não foi suficiente, porém, foi o maior percentual entre os municípios vizinhos”, ressaltou.

“Precisamos interagir melhor, evitando a impessoalidade, nos colocando parceiros uns dos outros, mas sempre exercendo as atribuições que lhes foram confiadas e de maneira efetiva e sem vaidade”, complementou Osanias.

Com relação ao controle de compras, gastos e utilização, o prefeito afirmou estar trabalhando com o melhor preço e qualidade em todos os setores. “Os gastos desta administração têm sido voltados para o bem da população, dos funcionários e manutenção de nossa frota. Estamos atentos no que diz respeito a desperdícios e gastos desnecessários. Vocês [funcionários] são corresponsáveis pelo bom andamento e sucesso desta administração”, completou.

O prefeito também se comprometeu a oferecer cursos de aperfeiçoamento e capacitação aos funcionários de acordo com as necessidades de cada setor. Ele frisou ainda a questão do atendimento ao público, que deve ser prioridade. “Nossos munícipes devem ser bem atendidos em todos os departamentos”, orientou.

Em suas considerações finais, Osanias disse reconhecer que todos os funcionários deram sua contribuição junto à administração. “Administrar não é difícil; não precisa ter dom. É necessário que tenhamos o espírito de grupo, compreender as pessoas, e não avaliar apenas com os olhos e coração, mas com atitudes”, destacou.

“Não avaliarei vocês [funcionários] com índices, números ou letras. Tenho a consciência tranquila de que procurei fazer o melhor para vocês e nossos munícipes”, finalizou o prefeito.

Agradecimentos e justificativa

Entre os agradecimentos aos funcionários municipais, o prefeito ressaltou a parceria que tem obtido da Câmara de Vereadores nesse período. “Tem sido fundamental o apoio da Câmara em nosso início de gestão. Todos os projetos que encaminhados até hoje tiveram aprovação unânime. Isso representa compromisso com o nosso povo e significa que estamos no caminho certo”, discursou.

Mas há um projeto, inaugurado pela administração anterior, que Osanias disse estar preocupado: o Clube de Rodeio. De acordo com o prefeito, houve problemas na construção da arquibancada e muro que, segundo ele, os reparos são de responsabilidade da empresa que realizou a obra. O convênio já está vencendo.

O prefeito explicou que não é falta de vontade política em corrigir tais problemas, mas ressaltou que a Prefeitura não pode investir mais naquela obra. “Estamos correndo atrás para resolver este problema, mas a solução não será de imediato. Peço um pouco de paciência da população para corrigirmos este erro, que foi em decorrência do tempo”.

Mais acertos do que erros

Na avaliação da vice-prefeita Néia, houve mais acertos do que erros nesses 100 primeiros dias de governo em Santópolis do Aguapeí.

Embora tenha dito que a administração possui uma equipe de profissionais competentes, Néia pediu mais união entre todos. “Temos muitas metas e compromissos. Toda cobrança é para melhorar e é natural o prefeito cobrar sua equipe”.

A vice-prefeita recomendou reciprocidade entre chefe e funcionários e a harmonia entre os setores. Ela pediu ainda mais proximidade entre Prefeitura e Câmara de Vereadores para dar sequência aos trabalhos já desenvolvidos em prol da população santopolense.

Ex-prefeito Loi destaca a importância da continuidade

O ex-prefeito de Santópolis do Aguapeí, Haroldo Alves Pio, o Loi (PP), diz acreditar que o prefeito Osanias dará sequência ao projeto de desenvolvimento com qualidade de vida à população santopolense.

De acordo com o ex-prefeito, projetos iniciados em sua gestão e que estão sendo concluídos na administração de Osanias é “a prova de que o povo é que está em primeiro lugar” e crê que o prefeito não medirá esforços quando se fala em solidariedade, visando sempre o bem-estar de todos.

Loi reforça o apoio da Câmara de Vereadores junto ao prefeito, e pede que cada munícipe também contribua com a administração. “Devemos semear ações para colher conquistas, buscando no presente o futuro de nossa cidade”, completa.

O ex-prefeito ressalta que os desafios são muitos, mas que a vontade de vencer deve ser sempre maior, pois, segundo ele, não existem fronteiras ou limites para alcançar os objetivos. “Existem, sim, barreiras e desafios, que, na maioria das vezes, são insignificantes na conquista de um sonho, que, no nosso caso, é trabalhar por uma Santópolis do Aguapeí cada dia melhor”, frisa.

Loi afirma que a Prefeitura tem uma equipe de trabalho eficiente em todos os setores. Mesmo assim, reforça que os anseios da comunidade devem ser prioritários, de modo que as ideias sejam debatidas em grupo para chegar ao consenso. Para isso, diz que o diálogo deve ser constante.

O ex-prefeito defende que a conquista de um povo deve ser mantida e, por isso, confia no trabalho do prefeito Osanias, que, segundo ele, tem se demonstrado preocupado em resolver os anseios da população. “Não podemos perder a oportunidade de crescer a cada dia. Estamos no caminho certo, basta continuar persistindo em novas conquistas. Nosso povo merece isso”, continua.

Por fim, Loi reafirmou seu compromisso com a população e colocou-se à disposição do prefeito Osanias, caso ele necessite. “Estaremos sempre juntos por Santópolis do Aguapeí e atentos às exigências de nossos munícipes”, finaliza o ex-prefeito.