Prefeito descentraliza responsabilidades, mas ainda encontra resistência


Osanias citou a continuidade da gestão anterior, falou de eventos, obras e da inauguração de uma Creche Escola

03/05/2014 16:06 - Atualizado em 21/08/2017 16:11 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Em seu gabinete, prefeito falou das dificuldades e das conquistas

Dezesseis meses após assumir o governo municipal de Santópolis do Aguapeí, o prefeito Osanias Viana do Carmo (PP) diz ainda encontrar resistência por parte de alguns secretários municipais e funcionários públicos na questão da descentralização dos serviços oferecidos pelos departamentos municipais.

“Assim que assumimos a administração municipal, optamos em descentralizar as decisões de cada setor, de modo que os secretários sejam livres para fazer a gestão em seu departamento. Mesmo tendo avançado nesta questão, observamos que alguns deles ainda têm dificuldades com esta mudança e resistem em tomar as decisões necessárias”, explica o prefeito.

Apesar das mudanças, Osanias frisa que mantém o mesmo padrão da administração anterior, referindo-se a ‘continuidade’ dos projetos. “Não diferenciamos o projeto da gestão anterior. Daremos sequência e tentaremos melhorar naquilo que for preciso”, acrescenta.

Recursos

Osanias diz ainda que tem se empenhado na busca de recursos junto ao governo estadual e federal. “Visitamos constantemente secretarias de Estado e gabinetes de deputados em São Paulo e Brasília (DF), pois a receita do município não é suficiente para fazermos todos os investimentos que desejamos. Temos um plano de governo para quatro anos e queremos cumprir. Porém, dentro da capacidade orçamentária do município e recursos do governo estadual e federal”, frisa.

Eventos

Uma das preocupações que o prefeito diz ter com relação aos eventos realizados no município é a questão da qualidade. “Não podemos perder o brilhantismo dos nossos eventos. Precisamos manter e procurar melhorar a cada ano”, reforça.

Osanias conta que assim que assumiu a administração municipal, em 2013, se deparou com a sensação de “descrédito” sobre os eventos realizados anualmente. No entanto, diz ter reconquistado este crédito e aproveita para convocar a comunidade a participar mais das comissões organizadoras.

“Nossos eventos são conhecidos pelo sucesso que têm. Sentimos que uma parcela da população não acreditava que daríamos sequência aos eventos da cidade. Mas o descrédito não era apenas sobre a manutenção destas festas, mas, principalmente, com relação à qualidade delas”, frisa Osanias.

Em seu segundo ano de mandato, o prefeito afirma ter procurado manter a qualidade dos eventos, em especial a tradicional Festa do Redentor, que neste ano completou 10 anos. A quermesse aconteceu entre os dias 8 e 11 deste mês.

A festa é realizada no início do mês de maio, que coincide com a data do aniversário de fundação do município, em 3 de maio. Neste ano a cidade completou 73 anos.

Osanias aproveita para agradecer a equipe que organiza os eventos na cidade e fala da importância em ter mais pessoas dispostas a integrar este grupo. “Com isso, conseguiremos proporcionar eventos com a qualidade que nosso povo e visitantes desejam e merecem”, completa.

Meio ambiente

No entanto, o prefeito diz lamentar não ter conseguido ainda ter preenchido a vaga de um engenheiro ambiental na cidade. “Isso nos tem prejudicado muito, principalmente no programa estadual Município Verde Azul, do governo do Estado. Registramos notas baixíssimas nas duas últimas pontuações”, conta.

Osanias explica ter enviado à Câmara de Vereadores um projeto para criação deste cargo, mas não teve êxito. “Com certeza este ano nossa nota será baixa e não conseguiremos o certificado de Município Verde Azul pela terceira vez consecutiva”, adianta.

O prefeito diz que no mês passado a Prefeitura abriu as inscrições para preencher 17 vagas em concurso público, mas não foi possível incluir o cargo de engenheiro agrônomo porque a Câmara não aprovou. “Tivemos resistência por parte do Legislativo na criação deste cargo. Possivelmente os vereadores preferiram analisar com mais tempo. Porém, não terá como abrirmos outro concurso público para preencher apenas uma vaga”, ressalta.

Segundo semestre

Para o segundo semestre deste ano, o prefeito diz que o município terá mais melhorias em infraestrutura, como o recape de diversos trechos de ruas e avenidas além de correção de sinalização em várias localidades.

Também no segundo semestre, Osanias afirma que será inaugurada uma Creche Escola com capacidade para atender até 130 alunos. A obra fica localizada no conjunto habitacional Vale do Sol e está orçada em R$ 1,8 milhão. A data da inauguração ainda não foi definida.

Na área Social, o prefeito diz que serão iniciadas políticas públicas antidrogas e que já está sendo montado o Comad (Comitê Antidrogas) no município.

Agradecimentos

Osanias aproveita a oportunidade para agradecer a parceria com a Câmara de Vereadores, a qual, segundo ele, tem gerado muitas conquistas ao município. A mesma gratidão é mencionada à vice-prefeita Claudinéia dos Santos Pereira, a Néia (PV). “É uma pessoa que está para somar; que veste a camisa pela nossa cidade”, elogia.

O prefeito estende seus agradecimentos aos secretários municipais e funcionários da Prefeitura pelo entendimento da política de descentralização da administração municipal.

“Não poderia deixar de agradecer a primeira-dama do município, Edneia Alves Viana, que tem desenvolvido um importante trabalho na área Social. Agradeço, ainda, toda população santopolense pela receptividade e apoio. As mudanças que estamos realizando têm como objetivo principal o bem-estar do nosso povo”, acrescenta o prefeito.

“Sou prefeito do município e entendo e afirmo que sou um servidor público eleito para trabalhar para todos, sem discriminação e politicagem. Porém, tenho o dever de cumprir as normativas e leis, acima de tudo”, conclui Osanias.