Piacatu instala uma extensão do Cartório Eleitoral de Bilac


Posto de atendimento é o segundo a ser instalado no Estado de São Paulo

28/08/2017 18:11 - Atualizado em 05/10/2017 09:58 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Prefeito Garrutti, juiz eleitoral João Batagelo e o promotor Álvaro

O município de Piacatu recebeu no último dia 23 uma extensão do Cartório Eleitoral de Bilac. Este é o segundo posto de atendimento a ser instalado no Estado de São Paulo, informou o juiz eleitoral da Comarca de Bilac, João Alexandre Sanches Batagelo. A primeira cidade do Estado de São Paulo a receber um posto de atendimento foi Gabriel Monteiro, no mês de julho.

Batagelo mencionou que de todas as zonas eleitorais do Estado de São Paulo, a de Bilac foi a primeira que instalou dois postos de atendimento para que seus eleitores não precisassem se deslocar até a cidade-sede do Cartório Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico.

“Mas a função do posto de atendimento não é só biometria, mas, sim, todos os serviços prestados pelo Cartório Eleitoral. Não há mais a necessidade de ir até Bilac. Aqui [em Piacatu] se resolve tudo”, frisou o juiz eleitoral.

Também presente no evento, o prefeito da cidade vizinha de Rinópolis, José Ferreira de Oliveira Neto (PV), recebeu as boas vindas de Batagelo pelo fato de o município de Rinópolis agora integrar o Cartório Eleitoral de Bilac.

No entanto, Rinópolis continua pertencendo à Comarca de Tupã. “Garanto que vamos nos empenhar ao máximo para prestar o melhor serviço para a população de Rinópolis”, reforçou o juiz eleitoral.

O promotor eleitoral da Comarca de Bilac, Álvaro Roberto Ruas Teixeira, destacou a eficiência dos serviços prestados com a instalação da unidade. “Foi uma solução pensada, com pioneirismo, além de nós aproximarmos um pouco mais o serviço eleitoral do eleitor e simplificando as coisas”, enfatizou.

Agradecimentos

Já o prefeito de Piacatu, Euclasio Garrutti (DEM), iniciou seu discurso elogiando o promotor de Justiça, onde enfatizou a importância de sua atuação na reabertura do Hospital Beneficente Padre Bernardo, de Bilac, que ocorreu no início do mês de abril deste ano após ter ficado fechado desde o dia 17 de fevereiro.

Com relação a instalação do posto de atendimento do Cartório Eleitoral, o prefeito enfatizou que, dentre as conquistas adquiridas com apoio da Promotoria, esta abrange quase 80% da população de Piacatu, referindo-se aos 4.580 eleitores aptos.

Garrutti também agradeceu a chefe do Cartório Eleitoral de Bilac, Natália Sakamoto, que foi quem idealizou a instalação dos postos de atendimento nas cidades pertencentes à Comarca.

Quase fechou

O prefeito também lembrou que o Cartório Eleitoral de Bilac quase foi fechado recentemente por uma atitude do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes.

Durante a sessão administrativa do dia 1º de junho deste ano, o Plenário do TSE havia aprovado uma resolução que amplia o remanejamento e a extinção de zonas eleitorais para o interior dos Estados em todo o país. A medida já está em andamento nas capitais dos Estados, que devem excluir pelo menos 72 zonas eleitorais.

De acordo com o voto do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o objetivo maior é “ajustar as distorções no quantitativo de eleitores em zonas eleitorais e racionalizar custos em um cenário de fragilidade econômica do país, sem descuidar do eficiente atendimento à sociedade, que sempre caracterizou a Justiça Eleitoral brasileira”.

Ainda em seu discurso, Garrutti apresentou os três profissionais que atenderão no posto de atendimento em Piacatu, os quais passaram por treinamento no Cartório Eleitoral de Bilac para realizar os atendimentos necessários.

“Com o esforço de nossa Comarca e apoio dos municípios, felizmente o Cartório Eleitoral de Bilac não fechou, assim como estamos inaugurando uma extensão dele para o nosso município. Vai ser tão prático que dificilmente alguém deixará de fazer o cadastramento biométrico”, finalizou o prefeito de Piacatu.

Funcionamento

O posto de atendimento do Cartório Eleitoral em Piacatu funciona de segunda a sexta-feira das 11h às 17h45, na Rua Alexandre Fleming nº 659, ao lado da Prefeitura. O agendamento pode ser feito pelo telefone (18) 3693.1528.

O cadastramento biométrico será realizado até março de 2018. Os eleitores que não realizarem este cadastramento terão o título de eleitor cancelado.