Aluno de Gabriel Monteiro é pré-selecionado para Olimpíadas Internacionais de Astronomia


Caso passe nas fases online e presencial, estudante representará o Brasil no exterior

19/09/2017 09:44 - Atualizado em 13/10/2017 10:42 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Yves cassiano zuchini %28arquivo pessoal%29 %282%29 original
O aluno Yves Cassiano Zuchini, de Gabriel Monteiro (SP)

O estudante Yves Cassiano Zuchini, aluno do 2º ano do ensino médio da EE Antonio Kassawara Katutok, de Gabriel Monteiro, foi selecionado para a fase online do processo de formação das equipes que vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2018 (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica). “Fiquei muito feliz. Se eu for aprovado, vou viajar para outro país”, comemora o estudante.

Os alunos pré-selecionados tiraram nota igual ou maior que 7 na prova da 20ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Agora, os melhores classificados na fase online serão convidados para as provas presenciais, que vão ocorrer no início de 2018.

Yves conta que sempre gostou de matemática, física e química. “Já ganhei uma medalha de prata e uma de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, relata. Mas essa foi a primeira vez que o estudante participou da OBA. “A coordenadora da escola, Giovana Penha, comentou sobre a olimpíada e eu me interessei. Pesquisei provas dos anos anteriores e estudei as questões”, diz.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.