Canaviais em Bilac e Piacatu pegam fogo


No Brasil, setembro foi o mês com mais incêndios em 20 anos: 110 mil queimadas

28/09/2017 09:48 - Atualizado em 19/10/2017 14:32 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Área de 14,5 hectares foi consumida pelas chamas em Piacatu

Dois incêndios ocorridos em um intervalo de apenas quatro dias queimaram canaviais nos municípios de Bilac e Piacatu, além de parte de um pasto e quase atingir uma área de preservação.

O primeiro incêndio ocorreu em Bilac, na tarde do último dia 22, no bairro rural Córrego da Colônia. A área atingida fica às margens da estrada vicinal Vereador Pompílio Martinelli (SP-461), localizada a uma distância de aproximadamente 1,5 quilômetro da entrada da cidade.

Devido ao fogo, que atingiu os dois lados da pista, a estrada teve que ser interditada. Os motoristas que trafegavam pelo local tiveram que fazer um desvio por uma estrada de terra, que dá acesso à cidade de Bilac.

Conforme informou o setor de Meio Ambiente de Bilac, uma área entre 25 a 28 alqueires foi atingida pelo fogo, sendo a maior parte ocupada por canavial e um trecho de pastagem. O caminhão-pipa da Prefeitura auxiliou no combate às chamas.

Já em Piacatu, o incêndio aconteceu no último dia 26 e atingiu uma área de 14,5 hectares de uma propriedade rural localizada no bairro Bela Vista. O fogo durou quatro horas (das 19h30 às 23h30).

A área destruída pelas chamas fica localizada a pouco mais de um quilômetro de distância do portal de entrada da cidade e margeia a estrada vicinal Domingos Antunes Guimarães, que liga os municípios de Piacatu e Rinópolis.

A fumaça prejudicou os motoristas que passavam pela estrada, sendo que alguns optaram em aguardar por alguns minutos no acostamento. A pista não precisou ser interditada. Policiais militares estiveram no local para controlar o trânsito.

Para apagar o incêndio foi utilizado o caminhão-pipa da Prefeitura. Um caminhão-pipa de uma usina sucroalcooleira de Clementina também foi acionado, assim como uma unidade do Corpo de Bombeiros de Birigui, os quais auxiliaram no combate às chamas.

De acordo com o setor de Meio Ambiente de Piacatu, do total da área atingida, aproximadamente um hectare de APP (Área de Preservação Permanente) foi afetado. Porém, o trecho de vegetação não foi atingido.

Incêndios no Brasil

Setembro deste ano foi o mês com mais incêndios em 20 anos: 110 mil queimadas. Somente neste ano já são 200 mil focos de incêndio, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O município líder em queimadas no Brasil é São Félix do Xingu, localizado na região sul do Estado do Pará. A cidade possui uma população de 124.806 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

De acordo com o pesquisador do Inpe, Alberto Setzer, a maioria das queimadas é sempre associada a alguma atividade humana, seja proposital ou por descuido. Apenas neste mês, houve incêndio em 51 unidades de conservação federais.

GALERIA DE FOTOS