Ciclista que já morou em Piacatu está entre os melhores de Brasília (DF)


Esportista revela como iniciou a ‘paixão’ pelo esporte pelo qual se identifica

29/10/2017 17:09 - Atualizado em 05/08/2018 12:03 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Jeferson é bicampeão brasiliense sub-30 (FOTO: Marcinha Ambrósio)

Residindo na capital do Brasil há quase três anos, o ciclista Jeferson Moraes dos Santos, 26 anos, atualmente é bicampeão do ranking brasiliense sub-30 nas modalidades XCO e XCM. Ele morou em Piacatu entre 1995 a 2014.

O Paulista - como é conhecido em Brasília (DF) - conta que sua paixão pelo ciclismo começou em abril de 2015. “Observava várias pessoas pedalando no mesmo trajeto que eu fazia para o trabalho. Aí resolvi comprar uma bicicleta e utilizava para ir ao trabalho. Eram 30 quilômetros diários entre ida e volta. A rotina se transformou num ‘vício’”, diz.

Em pouco tempo, Jeferson começou a conhecer pessoas envolvidas no ciclismo. “Em 2016 comprei uma montain bike para começar a competir. Em minha primeira competição amadora, cheguei em terceiro lugar, na categoria turismo”, explica.

A partir de então, o ciclista se federou pela Federação Metropolitana do Distrito Federal de Ciclismo e também na FBC (Federação Brasileira de Ciclismo). “Competi em 28 corridas em 2016 e me consagrei vice-campeão no ranking brasiliense de 2016 e em 38º no ranking nacional”, comenta.

Jeferson é campeão brasiliense da temporada 2017 na modalidade cross country olímpico (XCO) - que é uma prova de resistência, mas com obstáculos e em formato de circuito, de até seis quilômetros - e na modalidade marathon (XCM) – que é uma prova em formato de maratona de longa distância.

“Foquei na temporada da região de Brasília; saí do nacional e fui para a região estadual, onde participei de todas as provas, conseguindo ótimos resultados”, conclui.