Católicos de Gabriel Monteiro prestigiam ordenação presbiteral na igreja matriz


Padre João Marcos Araújo Ramos é da congregação salesiana

28/01/2014 16:26 - Atualizado em 21/02/2014 18:24 | Por: Otávio Manhani

Tony Silva/Colaborador

Observado pelo bispo dom Sergio Krzywy, padre João Marcos Araújo Ramos ergue as mãos ungidas com óleo e mostra aos fiéis

A comunidade católica de Gabriel Monteiro acompanhou a ordenação presbiteral de João Marcos Araújo Ramos. O evento religioso aconteceu no último dia 25 (sábado) na igreja matriz de São Pedro Apóstolo, às 19h, e esteve lotado.

Antes de ser ordenado padre, o então diácono João Marcos publicou nas redes sociais virtuais, ao longo de um mês, toda a sua caminhada vocacional, desde a saída de sua cidade até o dia de sua ordenação. “Fiz uma viagem no tempo só para ver novamente o quão generoso Deus foi para comigo. Foram momentos ricos de espiritualidade e fortalecimento da fé. O que era apenas um sonho de ser padre tornou-se uma imensa alegria quando Deus me chamou a trabalhar com os jovens segundo o espírito salesiano.”

A ordenação foi presidida pelo bispo da diocese de Araçatuba, dom Sergio Krzywy, e concelebrada por diversos padres da congregação salesiana e padres diocesanos, entre eles o pároco anfitrião Arnaldo Carvalheiro Neto.

Os fiéis puderam presenciar a alegria radiante do então diácono João Marcos em vários momentos de sua ordenação, como: ao encontrar-se com os padres Paulo Fernando e Edmilson Tadeu, e por eles ser revestido com os paramentos presbiterais; ao ter suas mãos ungidas por dom Sergio; ao dar sua primeira bênção presbiteral aos seus pais, Francisco e Aparecida; ao ser apresentado à assembleia por dom Sérgio e caminhar por entre os seus amigos já como padre João Marcos; ao ver sua avó colocar o anel em sua mão e poder cumprimentá-la junto com seus pais e suas irmãs; ao perceber quão amado tornou-se ao longo dos anos em que se dedicou para chegar a esse momento e encontrar pessoas que conviveram com ele havia uma década.

“Celebrei cada momento desta caminhada e, ao longo dela, ganhei vocês. A igreja está cheia nesta noite porque creio que os cativei pelos lugares por onde passei. E os cativei não para mim, mas para Jesus Cristo. É por causa Dele que vivemos e somos, por causa Dele é que nos amamos e somos amigos”, discursou o neo-sacerdote João Marcos.

O lema escolhido pelo padre João Marcos para marcar o seu “Sim” a Deus foi “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” (João 4, 34). Assim se concretizou o sonho de João Marcos Araújo Ramos, idealizado em 2002.

Após ser ordenado padre, João Marcos recebeu os cumprimentos de familiares, amigos e fiéis. Na manhã seguinte (26), padre João Marcos celebrou sua primeira missa como sacerdote. A celebração eucarística aconteceu na igreja matriz de São Pedro Apóstolo, local onde foi ordenado no dia anterior.