Porco com dois focinhos nasce em Piacatu e um com 'cara de elefante' na BA


02/11/2013 08:28 - Atualizado em 29/03/2014 23:13 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Porco que nasceu em Piacatu com dois focinhos morreu após 2 dias

Nasceu na tarde do dia 30 de outubro, em Piacatu, um porco com dois focinhos. O animal foi o único que apresentou anomalia entre os oito filhotes que nasceram no sítio Santa Helena, no bairro Bela Vista, de propriedade de Arlindo Bassi.

A médica veterinária da Casa da Agricultura de Piacatu, Cíntia Gabriele Nunes Vendrame, informou que esta não foi a primeira cria da porca que pariu os oito filhotes. “As crias anteriores foram normais”, ressaltou. Os outros sete filhotes estão bem.

Cíntia disse ter encaminhado o animal para a Unesp de Araçatuba no dia 1º deste mês, mas que o porco teria morrido minutos antes de chegar à universidade. Mesmo morto, o animal foi entregue para análise, onde foi realizada necropsia.

A médica veterinária explicou que em casos como este o animal vive poucas horas. Ela disse que o resultado da necropsia não apontou nada além da anomalia. Cíntia frisou ainda que este é um caso raro e que é o primeiro registro na Casa da Agricultura do município de um animal com este tipo de anomalia.

CASO SEMELHANTE

No dia 13 deste mês, uma anomalia genética também em um porco assustou os moradores de Mairi, povoado do município de Alagoinhas (BA). Pela segunda vez, um porquinho nasceu com as feições de um elefante em uma fazenda da região.

De acordo com o dono da Fazenda Broba, Ivan Ferreira, 34 anos, a porca pariu sete filhotes. “Quando eu cheguei à pocilga de manhã, vi que ela tinha parido e um dos filhotes tinha uma cara estranha, umas feições de elefante”, relatou.

Ferreira disse ainda que há muitos anos houve um caso semelhante em uma fazenda do mesmo povoado.