Moradores montam ONG para proteger animais em Piacatu


Associação protetora dos animais terá o apoio da Prefeitura Municipal

27/03/2012 21:39 - Atualizado em 05/01/2018 21:45 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Um grupo de moradores de Piacatu, sendo a maioria mulheres, montou a ONG (Organização Não Governamental) São Francisco de Assis. Trata-se de uma associação protetora dos animais, que tem por objetivo acolher estes animais e identificar seus agressores.

A apresentação da ONG foi feita no último dia 23 na Câmara de Vereadores do município. A associação protetora dos animais tem como presidente a empresária Elaine Brigatti, a qual já enviou seu recado. “Estaremos fiscalizando aqueles que abandonam os animais. Já temos várias pessoas da ONG de olho em pessoas que praticam maus-tratos. A pessoa que tem um animal deve ter responsabilidades”, disse.

Elaine reforçou que a quantidade de membros para compor a associação é ilimitada, ou seja, a pessoa que estiver interessada em participar do grupo é só entrar em contato com a comissão do órgão. Ela divulgou, ainda, o número de telefone para denúncias, que são: (18) 3693.1300 (Vigilância Sanitária) e o (18) 3693.1117 (Polícia Militar).

APOIO

A associação protetora dos animais contará com o apoio da Prefeitura. Durante a apresentação da ONG, o prefeito Nelson Bonfim (PTB) firmou compromisso de que a Prefeitura apoiará a associação.

O prefeito propôs disponibilizar um local adequado para a instalação da ONG em curto espaço de tempo. “Várias pessoas têm animais em casa, mas nem todos têm responsabilidades sobre eles”, disse Bonfim.

Na reunião, foi apresentada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e efetuada a leitura do estatuto da ONG, que tem como vice-presidente a advogada Érica Vendrame.

Na reunião de apresentação, a diretora da Vigilância Sanitária, Tamiris Fagundes Rodrigues, reforçou o pedido de denúncia a maus-tratos em animais. “Só o fato de não levar o animal doente a um veterinário já é considerado mau-trato”, avisou.

Tamiris concluiu dizendo que caso alguém queira adotar algum cachorro abandonado é só entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município.