Emeif de Gabriel Monteiro se destaca entre os municípios vizinhos


Clementina, Piacatu e Santópolis também superaram meta; Bilac caiu

20/08/2012 16:08 - Atualizado em 26/01/2018 16:16 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Alunos do 5º ano do ensino fundamental de Gabriel Monteiro

A direção e professores da Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro, comemoram o resultado obtido no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado foi divulgado neste mês pelo MEC (Ministério da Educação). Os dados referem-se ao ano de 2011, onde realizaram a prova os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental da rede pública.

Entre os 43 municípios que compõem a região de Araçatuba, Gabriel Monteiro e Lourdes registraram a maior nota: 6,8 (de uma escala que vai de zero a 10). Clementina, Piacatu e Santópolis do Aguapeí também superaram a meta estipulada pelo MEC. Já Bilac teve uma ligeira queda.

A diretora da Emeif, Neila Cristina Bianchini, frisa que o resultado é fruto do comprometimento da equipe escolar e ressalta a forma com que o professor trabalha em sala de aula. “Creio que o olhar do professor seja o fator determinante”, diz.

Neila conta que o professor chega a preparar três atividades diferentes para a mesma sala, mas com conteúdo igual, de forma com que o aprendizado seja concretizado de fato entre os estudantes. A escola utiliza o material do governo do Estado, do programa Ler e Escrever.

A diretora explica também que os alunos são frequentemente estimulados à leitura. “A sala de leitura é bem frequentada e sempre incentivamos as crianças a lerem tanto em sala de aula quanto em casa”, reforça.

OUTROS MUNICÍPIOS

O resultado do Ideb também agradou outras cidades da região. Em Clementina, o índice foi de 6,4 (a meta era de 5,5) e Piacatu atingiu nota 6,3 (a meta era de 5,5). Santópolis do Aguapeí registrou índice de 5,8 (meta era de 5,4).

Bilac, no entanto, teve uma ligeira queda e teve nota 5,9 (a meta era de 6,5). Lembrando que em 2009 a cidade obteve a maior nota (6,2) entre os municípios vizinhos.

O objetivo do Ideb é mensurar o desempenho do sistema educacional. Para isso, leva em conta a combinação do resultado dos alunos em avaliações externas de larga escala (Saeb e Prova Brasil), nas provas de língua portuguesa e matemática, com a taxa de aprovação dos estudantes.

O governo federal estabeleceu metas para o país, Estados, municípios e escolas.