Gabriel Monteiro recebe selo verde pela 10ª vez seguida


Município é um dos três da região a receber o certificado ambiental

31/01/2018 19:34 - Atualizado em 09/04/2018 10:17 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Rodrigo, prefeito Vanderlei e Everton mostrando os troféus

Nesta décima edição do programa estadual Município VerdeAzul, a cidade de Gabriel Monteiro está entre as três da região de Araçatuba a receber o certificado ecológico. A cidade lidera o ranking na região pela sétima vez consecutiva e ocupa a 13ª posição em nível estadual, com nota 87,78.

Além de Gabriel Monteiro, obtiveram o certificado de Município VerdeAzul as cidades de Gastão Vidigal, com nota 87,49 (15º lugar no ranking) e Penápolis, com nota 84,31 (27º lugar). A cidade que registrou a melhor pontuação nesta edição foi Novo Horizonte, com nota 97,45.

Entre os municípios onde circula o Comunicativo, apenas Gabriel Monteiro recebeu o selo ecológico. As cidades de Clementina e Piacatu quase que conseguiram, registrando notas 74,48 (59º) e 72,41 (68º), respectivamente. Já os municípios de Bilac e Santópolis do Aguapeí passaram longe: 11,88 (374º) e 8,96 (454º), respectivamente.

Para receber o certificado de Município VerdeAzul, é necessário que a cidade obtenha uma pontuação igual ou superior a 80,0 em uma escala que vai de zero a 100. Nesta edição, dos 588 municípios participantes, apenas 48 atingiram a pontuação mínima para obter o selo ecológico.

No caso de Gabriel Monteiro, o município se destacou principalmente nas diretivas: conselho ambiental, esgoto tratado, estrutura e educação ambientais, sustentabilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo. O resultado garantiu à cidade um recurso de R$ 230 mil, o qual será utilizado na aquisição de um caminhão compactador de lixo.

DEPOIMENTO

O prefeito de Gabriel Monteiro, Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), disse que é um orgulho para o município receber o prêmio pela 10ª vez seguida e, também, pela sexta vez consecutiva, o “Prêmio Governador André Franco Montoro”, pelo fato de o município ser o melhor colocado entre as cidades que pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio Aguapeí.

“Atribuo o mérito desta conquista, assim como das anteriores, aos moradores de nossa cidade, ao esforço de todos os setores da Prefeitura e ao empenho do nosso secretário municipal de Meio Ambiente, Everton Viana do Carmo, assim como do engenheiro agrônomo Rodrigo Kazuyoshi Takanashi”, frisou o prefeito.

Coca reforçou que o município continuará investindo neste setor e concluiu dizendo que “meio ambiente é um assunto sempre atual”.

ANÚNCIO

O anúncio do ranking ambiental 2017 do Programa Município VerdeAzul aconteceu no dia 13 de dezembro do ano passado, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A divulgação foi feita pelo vice-governador, Márcio França (PSB), durante a comemoração de 10 anos do programa.

O vice-governador destacou que São Paulo é um Estado referência na área ambiental. “Mais de 50% da nossa energia são renováveis. A gente tem quase 20% do nosso território de mata nativa”, disse França.

O ranking é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).