Produtores rurais de Gabriel Monteiro participam de palestra sobre as linhas de crédito rural disponíveis


Palestrante citou as linhas de crédito do Feap e do Pronaf

18/01/2018 19:15 - Atualizado em 01/04/2018 10:42 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Produtores rurais de Gabriel Monteiro atentos às explicações

Produtores rurais do município de Gabriel Monteiro participaram de uma palestra sobre as linhas de crédito rural disponíveis pelo governo. O encontro aconteceu nos fundos da Casa da Agricultura na manhã desse dia 12 de janeiro.

A palestra foi ministrada pelo diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural de Araçatuba, Cláudio Antonio Baptistella, o qual orientou os produtores rurais a procurarem a Casa da Agricultura para maiores esclarecimentos e frisou que “a boa informação vale dinheiro”.

Baptistella mencionou algumas das principais linhas de crédito rural disponíveis e ressaltou que há mais de 30 linhas de crédito para o produtor rural, associações e cooperativas.

No caso do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), que é do governo do Estado, Baptistella disse que um produtor rural pode ter até três financiamentos de, no máximo, R$ 200 mil cada. Neste caso, o agente financeiro é o Banco do Brasil e o juro é de 3% ao ano.

Entre as linhas de crédito disponíveis pelo Feap está a de agricultura orgânica, avicultura de corte, apicultura, café, flores e plantas ornamentais, fruticultura, máquinas e equipamentos comunitários, ovinocultura, piscicultura, pecuária de leite, renovação de pomares citros, sementes e mudas, entre outros.

O palestrante citou ainda a linha de crédito Integra SP, que oferece ao produtor rural recursos para recuperação e correção do solo, melhoria de pastagem, implantação e recuperação de cercas convencionais e/ou elétricas, construção de terraços, entre outros investimentos.

“Mas tem uma vantagem. Se o produtor rural pagar as prestações de algum destes financiamentos em dia, ele tem 25% de desconto no juro - que é de 3% ao ano -, ou seja, o percentual cai para 2,25%”, disse Baptistella.

PRONAF

O palestrante também falou do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que é uma linha de financiamento do governo federal destinada para o custeio da safra, atividade agroindustrial, investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura.

Após a decisão do que financiar, a família deve procurar o sindicato rural para obtenção da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).