O que renova o ano é a fé, garante padre Sebastião


Padre diz que ter fé é acreditar numa realidade que não se vê. “É uma realidade esperançosa”, frisa

10/01/2013 18:27 - Atualizado em 30/06/2019 18:33 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Padre Sebastião Gonçalves durante missa, em Piacatu

O padre Sebastião Gonçalves, pároco da igreja matriz de São Sebastião, de Andradina (SP), disse em missa celebrada ontem (9), em Piacatu, que “o que renova o ano é a fé”. A missa aconteceu na igreja matriz de São José, às 19h30, onde o celebrante foi pároco entre maio de 1995 e abril de 2010.

No início do ano passado, padre Sebastião fez uma visita em Piacatu, mas naquela ocasião não celebrou missa. Logo no início da celebração de ontem, o padre lembrou o acidente que matou três pessoas do município vizinho de Gabriel Monteiro no dia 26 de dezembro do ano passado.

Padre Sebastião, que foi ordenado em fevereiro de 1995 na igreja matriz de São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro, disse que conhecia as vítimas e que ficou bastante triste com a notícia. “Temos que ter muita fé para suportar tudo o que vem pela frente”, comentou.

Na homilia, padre Sebastião reforçou que “o ano é novo, mas os problemas são velhos”. Ele destacou aos fiéis a importância em reafirmar a fé. “Ter fé é acreditar numa realidade que não vemos. É uma realidade esperançosa. Jesus deu um novo olhar para a história. Até a morte tem sentido após a vinda de Cristo”, frisou.

O padre seguiu dizendo que Jesus é a renovação da vida e que “o verdadeiro rei é aquele que dá sua própria vida aos seus servos”. O celebrante também deixou uma mensagem de fé, esperança e caridade aos fiéis.

2013: ANO DA FÉ

Ainda durante a homilia, o padre Sebastião ressaltou a importância do Ano da Fé, proclamado pelo papa Bento XVI.

O Ano da Fé começou em 11 de outubro do ano passado, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II e aniversário de vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24 de novembro deste ano.

Padre Sebastião falou da importância da data para os católicos, pois em julho deste ano o papa Bento XVI visitará o Brasil pela segunda vez, onde fará o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O padre agradeceu o carinho recebido pelos fiéis em sua visita e encerrou com uma frase do papa Bento XVI: “A fé é companheira de vida, que permite perceber, com um olhar sempre novo, as maravilhas que Deus realiza por nós”.

Antes de visitar Piacatu, no dia anterior (8) padre Sebastião esteve em Gabriel Monteiro. Já no dia 10 padre Sebastião visitou a paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Santópolis do Aguapeí, onde também foi padre entre novembro de 2007 a abril de 2010.