Departamento de Água de Clementina substitui os hidrômetros irregulares


15/10/2013 21:22 - Atualizado em 05/05/2014 21:29 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

O Daec (Departamento de Água e Esgoto de Clementina) realizou a substituição de aproximadamente 50 hidrômetros que estavam irregulares. As trocas vêm acontecendo desde o início deste ano e o trabalho será contínuo, informa o órgão.

Segundo o Daec, as substituições de hidrômetros irregulares têm por objetivo evitar desperdício de água e tais trocas já surtiram diferença entre o volume de água liberado dos reservatórios e o volume apontado pelas leituras.

“A redução tem sido significativa e sempre que for constatada alguma irregularidade no hidrômetro, será solicitada a troca, evitando que tal problema prejudique o município na arrecadação de recursos para o desenvolvimento”, frisa.

A assessoria de imprensa do Daec explica que tais perdas são causadas por redes antigas, vazamentos, hidrômetros desregulados, ligações ilegais e ‘furto’ de água. “Uma das evidências alarmantes destacadas por estudos recentes no Brasil, é que a cada 100 litros de água tratada produzida, cerca de 40 litros não chegam aos consumidores ou não são cobrados”, diz a nota.

O Daec frisa que as companhias de saneamento brasileiras perdem em média mais que o dobro do que é considerado ‘padrão internacional satisfatório’ (10 a 15%). “Reduzir as perdas significa, portanto, atender mais consumidores com a mesma quantidade de água retirada da natureza”, ressalta o órgão.

Nos últimos anos, o tema da água passou a integrar a pauta ambiental de governos e organizações não-governamentais, os quais têm promovido campanhas de conscientização do uso racional da água. “A liberação de algumas verbas aos municípios está condicionada à redução dessas perdas”, reforça.

Na tentativa de melhorar os serviços prestados à população, o governo de Clementina adotou algumas medidas para minimizar este problema. “Temos várias vertentes a serem trabalhadas nesta questão, e uma delas é a aferição dos hidrômetros. Caso seja constatada alguma irregularidade, o equipamento será substituído”, finaliza o Daec.