Escola de Piacatu dá início a projeto que incentiva ler


Sacola da Leitura quer interagir pais e filhos por meio da leitura

18/06/2013 21:00 - Atualizado em 30/08/2019 21:07 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Direção Escolar

Alunos da Emei posam para foto com a Sacola da Leitura

A Emei Profª Ivone Vendrame Cardoso, de Piacatu, iniciou no mês de maio o projeto de incentivo a leitura. A escola atende 164 crianças do Pré I e II no período da manhã e tarde.

De acordo com a diretora da Emei, Divanir Aparecida Folini de Souza, este projeto é uma parceria da escola com a família. Ela explica que em cada dia da semana uma criança da sala leva um livro de história dentro de uma sacola para casa, para que pais e filhos compartilhem juntos a leitura e, no dia seguinte, a criança também compartilhe com os colegas da sala e com a professora a história lida ou contada.

A diretora diz que a escola contou com a parceria do Projeto Espaço Amigo, que cedeu para a Emei as sacolas, as quais são chamadas de “Sacola da Leitura”, as quais foram enfeitadas pela professora-coordenadora pedagógica Zuleide Aparecida Manhani Borges e pela inspetora de aluno Maira Adriana Gregio Navachi.

“Estamos num mundo tão cheio de tecnologias, onde todas as informações, notícias, músicas, jogos, filmes podem ser trocados por e-mails, CDs, DVDs, aparelhos celulares e que o lugar do livro parece ter sido esquecido”, ressalta Divanir.

A diretora diz ainda que muitas pessoas pensam que o livro é coisa do passado, que na era da internet ele não tem muito sentido. “Mas, quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, o poder que tem uma estória bem contada, assim como os benefícios que ela pode proporcionar, com certeza haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento”, reforça.

A diretora defende a necessidade da leitura assim que a criança começa a ler as primeiras palavras. “É importante que o livro seja tocado, folheado pela criança, de forma que ela tenha um contato maior com o objeto do seu interesse e, a partir daí, ela começa a gostar dos livros e perceber que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos”, acrescenta.

Divanir finaliza dizendo que pais e professores têm um papel fundamental na descoberta pelo prazer à leitura, pois são estimuladores e incentivadores da leitura, além de serem referência aos estudantes.