Prédio onde funcionava escola infantil agora irá abrigar projetos sociais


Em novas instalações, local funcionará como Centro Educacional

30/09/2013 21:45 - Atualizado em 05/05/2014 21:50 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Centro Educacional fica localizado na rua Domingos Vidal nº 621

Depois de a Escola Municipal Comecinho de Vida ter sido transferida em novas instalações após inauguração do Pró-infância no bairro Jardim Brasília, os projetos sociais que até então eram desenvolvidos em salas do prédio do Fundo Social de Solidariedade de Piacatu agora contarão com novo espaço.

Para a coordenadora pedagógica dos projetos sociais, Silvana da Silva Mendonça Manhani, as novas instalações possibilitarão melhor atendimento aos usuários. “Agora, as atividades serão mais organizadas. Como há várias salas, dividimos em oficinas, cada qual com o material necessário para desenvolver as atividades”, relata.

Silvana lembra que até então a dificuldade dos professores e alunos eram a questão do local, pois determinadas atividades tinham que ser realizadas no pátio ou na quadra do Fundo Social, tornando a confecção dos trabalhos muitas vezes ineficientes. “O material que ia ser utilizado nas atividades era carregado de um canto para o outro. Com a mudança, o material fica no local onde a atividade será desenvolvida”, frisa.

A coordenadora pedagógica explica que as salas foram divididas em biblioteca, sala de artes, sala de vídeo e a quadra que será utilizada para oficina lúdica. “Com a mudança, o projeto só pode trabalhar com oficinas”, reforça Silvana.

Mas as modificações não são apenas na parte estrutural. Segundo a coordenadora pedagógica, a partir do ano que vem, o local funcionará como complementação educacional. Isso significa que o Centro Educacional atenderá um público com idade entre 4 a 10 anos.

No entanto, Silvana diz que os alunos que atualmente frequentam o projeto Espaço Amigo permanecerão até o final deste ano. “A partir do ano que vem, as crianças com idade entre 11 e 13 anos, que hoje são atendidas no projeto Espaço Amigo, serão atendidas pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social)”, adianta a coordenadora.

Apesar das mudanças, a coordenação do Centro Educacional informa que as matrículas para os projetos sociais só serão abertas no próximo ano, em data ainda indefinida.

Outra mudança adotada no atendimento das crianças será com relação às idades. “Nossa equipe teve a preocupação de organizar as atividades por faixa etária, de modo que não coincidam atividades de crianças menores com as maiores. Até o horário da refeição deverá ser dividido por turmas para evitar este mesmo contato”, destaca a coordenadora.

Silvana, que diz trabalhar em projetos sociais há 15 anos, conta ainda que as novas instalações vêm atender a um desejo de toda a equipe que trabalha com as crianças nos projetos sociais. “Este espaço era o que nós, professoras, sonhávamos”, finaliza a coordenadora.