Jovens da região já estão se preparando para a Jornada Mundial da Juventude


Evento que acontece entre 22 a 28 de julho terá a presença do papa Francisco

24/06/2013 16:12 - Atualizado em 01/09/2019 16:19 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Jovens da região em frente a igreja matriz de São José, em Piacatu

Jovens dos municípios de Birigui, Bilac, Gabriel Monteiro, Piacatu e Santópolis do Aguapeí já estão se preparando para participar da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), que acontece entre os dias 22 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento contará com a presença do papa Francisco.

Ontem (23), os jovens que participarão da JMJ fizeram uma carreata que teve início em Birigui e percorreu os demais municípios até chegar a Santópolis do Aguapeí, onde foi celebrada uma missa pelo padre Edgar de Souza Lima. Os jovens aguardavam a carreata em frente a igreja matriz de cada município.

Alguns jovens que participarão da JMJ relataram suas expectativas quanto ao evento que reunirá jovens católicos de todo o mundo. Para o funcionário público Tiago Brigatti, 26 anos, de Piacatu, a expectativa é a melhor possível.

“Vamos receber o nosso líder maior, o papa Francisco, que, com sua sabedoria, nos transmitirá um melhor entendimento sobre a palavra divina. Com certeza nós e os jovens católicos de todo o mundo vamos adquirir novos conhecimentos e experiências. Assim, quando retornarmos para nossa comunidade, teremos muito que contar sobre o que aprendemos para outros jovens, sempre frisando a importância de seguir o caminho de Deus”, comentou Brigatti.

A jovem Débora dos Santos Viana, 20 anos, de Santópolis do Aguapeí, acredita que a JMJ será algo que irá completar uma parte de sua juventude. Ela é coordenadora do grupo de jovens do município desde os 14 anos.

“Sempre participei de vários eventos relacionados à Igreja, mas nunca nesta proporção. Ao ver o lema da jornada “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!”, me emocionei. Coisa de arrepiar! Cada vez que leio ou vejo algo sobre o lema, imaginar que vai ser aqui no Brasil, tão próximo, parece que vai ser um encerramento de uma etapa da minha vida; início de uma nova era. Esta viagem é como se fosse um prêmio por todos os trabalhos realizados na minha juventude, com o grupo. É nesse momento que a gente vê que trabalhar pra Deus vale apena”. Porém, sei que de lá vou voltar com uma missão, pois não é por acaso que estou indo nessa experiência ímpar de vida. Voltarei com a missão de ter maior responsabilidade nesses trabalhos missionários. Mostraremos para o Brasil e para o mundo que a juventude tem o poder e que ela pode mudar”, declarou Débora.

Para a jovem Juliana Vaccari, 20 anos, de Gabriel Monteiro, a JMJ é uma grande oportunidade para despertar no coração dos peregrinos o ‘chamado’ para viver a fé por meio de uma caminhada em prol do anúncio do Evangelho, levando uma mensagem de paz e amor, que é o próprio Cristo ressuscitado.

Juliana também avalia que além de uma importante troca de experiências entre os jovens de todo mundo, transmitindo sua religiosidade cultural através do amor cada vez maior pela evangelização, para ela a Igreja Católica “deve ser sempre jovem tanto em ideias quanto em atitudes, inovando em sintonia com o verdadeiro espírito de missão”.

Vaticano divulga agenda do papa Francisco no Brasil

Em sua primeira missão internacional, o papa Francisco preferiu fugir dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e Pão de Açúcar.

O pontífice chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 28 de julho. De acordo com a agenda, o papa chega no dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue para o Palácio Guanabara, onde se reunirá com a presidente Dilma Rousseff (PT) e outras autoridades.

O dia seguinte (23) ser-virá para descanso. No dia 24 pela manhã, o papa Francisco segue de helicóptero ao santuário nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, onde celebrará uma missa na basílica de Nossa Senhora Aparecida.

No mesmo dia, por volta das 16h, retornará para o Rio de Janeiro, onde deverá visitar o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. A expectativa é de que o papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental, que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas.

O primeiro ato central da JMJ com participação do papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré e depois abençoará a bandeira olímpica e paraolímpica.

No dia 26, o papa Francisco irá à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Cinco escolhidos de continentes diferentes que vão se confessar com o papa.

No penúltimo dia da JMJ (27), o papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. No domingo (28), antes das 8h, o papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h.

Após a cerimônia que deve reunir 2,5 milhões de fiéis, o pontífice terá um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com os 60 mil voluntários da JMJ, e fará cerimônia de despedida.