Maioria das escolas estaduais e municipais da região registram queda em nota do Idesp


Apenas a Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro, registrou avanço

31/08/2013 21:24 - Atualizado em 29/09/2019 22:44 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Quatro entre as cinco escolas municipais e três entre as cinco escolas estaduais onde o Comunicativo circula registraram queda no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) referente ao ano de 2012. A queda tem como comparativo o ano anterior (2011).

Das cinco escolas municipais avaliadas, apenas a Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro, registrou avanço, obtendo nota 6,84 (ante 5,23). A nota atribuída varia de zero a 10. Os municípios que registraram queda foram Bilac, Clementina, Piacatu e Santópolis do Aguapeí. (ver tabela)

O Idesp avalia a qualidade do ensino nas séries iniciais (1º a 5º anos) e finais (6º a 9º anos) do ensino fundamental e no ensino médio em cada escola estadual paulista. A metodologia utilizada no cálculo do Idesp permite que a escola acompanhe sua evolução de ano para ano.

De um modo geral, a direção das escolas que registraram queda na nota do Idesp se demonstraram preocupadas. Porém, justificaram que a cada ano a prova é aplicada a turmas diferentes e que, portanto, cada grupo tem suas dificuldades no aprendizado.

Outra justificativa foi a de que as escolas encontram dificuldades quando recebem alunos que vem de outras cidades, principalmente filhos dos migrantes que vem de outras regiões do país em busca de emprego no setor sucroalcooleiro.

Segundo os educadores, são estudantes com certo “atraso” na alfabetização e, inclusive, alguns sequer aprenderam a ler. Ao acolher estes alunos, as escolas assumem um compromisso: o de educá-los.

No entanto, vários desses estudantes entram justamente nas séries onde o Idesp é aplicado o que, segundo os educadores, acaba “prejudicando” a nota devido terem ingressado na escola sem terem adquirido o conteúdo necessário para a realização da prova avaliatória.

REDE ESTADUAL

Das cinco escolas estaduais, apenas a EE Enzo Bruno Carramaschi, de Bilac, registrou avanço tanto no 9º ano do ensino fundamental (3,68) quanto no 3º ano do ensino médio (2,51). A EE Profª Cinelzia Lorenci Maroni, de Piacatu, registrou avanço apenas no 9º ano. (ver tabela)

Já as escolas EE Maria de Fátima Gomes Alves (Clementina), EE Antonio Kassawara Katutok (Gabriel Monteiro) e EE Manoel Bento Neto (Santópolis do Aguapeí) registraram queda no Idesp. No entanto, em 2011, a escola de Gabriel Monteiro foi a que obteve as duas maiores notas no Idesp entre as escolas vizinhas.

GALERIA DE FOTOS