Aluna de escola pública de Piacatu é aprovada em universidade federal


Universitária, que nasceu e morou no Japão até 2009, fala de suas dificuldades

19/11/2013 20:53 - Atualizado em 01/12/2019 21:05 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Após vencer o obstáculo do idioma, Ayumi busca sua graduação

A estudante Karen Ayumi Nishikawa, 19 anos, de Piacatu, foi aprovada nas duas fases do vestibular da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), em Minas Gerais, e já frequenta o curso de Engenharia de Produção.

Mas para conquistar esta vaga, a estudante fala das dificuldades que teve que enfrentar nesse período, sendo a primeira delas o idioma: a língua portuguesa.

Ayumi, como é conhecida, nasceu e morou em Nagoia, no Japão, até 2009, ocasião em que veio para o Brasil sem sequer saber falar uma palavra. Em Piacatu, ingressou no 9º ano do ensino fundamental da EE Profª Cinelzia Lorenci Maroni, mas reprovou.

A estudante refez o 9º ano, concluiu o 1º ano do ensino médio e no 2º ano solicitou a reclassificação para o 3º ano do ensino médio, onde foi aprovada após ter sido avaliada em uma prova. Com isso, concluiu o 3º ano em 2012.

Encerrada a fase escolar, Ayume diz ter feito cursinho na cidade de Birigui no início deste ano para prestar os vestibulares de férias, que acontecem entre junho e julho. Nesse período, a estudante conta que sempre frequentou a biblioteca da escola, local geralmente pouco procurado pelos alunos.

Após prestar o vestibular e passar nas duas fases, Ayume foi classificada para o curso de Engenharia de Produção da UFU. Ela ocupou uma das cinco vagas oferecidas pela universidade a alunos que estudaram em escolas públicas.

As mesmas dificuldades de Ayume foram enfrentadas pelo seu irmão, Guilherme Yusuke Nishikawa, 21 anos. Ele também nasceu e morou no Japão antes de vir ao Brasil, em 2009. Na época, o rapaz concluiu o 2º e 3º ano do ensino médio na mesma escola que a irmã, em Piacatu.

Guilherme atualmente está cursando o 3º ano de engenharia civil no UniSalesiano, em Araçatuba.